PCdoB concentra esforços nos estados pela reeleição de Dilma 

Parlamentares do PCdoB estão concentrando esforços nos estados em favor da reeleição da presidenta Dilma Rousseff em 5 de outubro. A formulação e a execução de políticas públicas em favor das mulheres, da educação e da saúde são apontadas pela bancada do PCdoB como destaques da gestão da presidenta.

PCdoB abre Convenção defendendo Dilma e mais mudanças - Richard Silva

O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) acredita que programas federais, como o "Mulher Viver sem Violência", ajudam a consolidar e a ampliar mudanças conquistadas nos 12 últimos anos (2003-2014) dos governos do PT e seus aliados.

“Tenho o orgulho de ter dado uma pequena contribuição a essa luta. Aprovei, no Estado do Ceará, a lei que criou a Semana Estadual de Combate à Violência contra a Mulher, realizada todos os anos, na última semana de novembro. Trabalhamos para que esse tema seja cada vez mais debatido, em todo o país, com consequências concretas e positivas para proteção das mulheres e de toda a sociedade”, relata Chico Lopes.

Ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara, a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) também destaca o apoio de Dilma no combate à violência contra as mulheres.

“O governo Dilma buscou avançar em medidas protetivas e de conscientização à questão. Temos o entendimento que, apesar das políticas estarem na direção certa, muito mais ainda precisa ser feito. Sabemos que podemos contar com Dilma para obter mais conquistas", afirma Manuela.

Consolidar a participação política das mulheres deve ser uma prioridade, tendo em vista que é fundamental para o exercício da política no Brasil, avalia o deputado pernambucano Carlos Eduardo Cadoca (PCdoB).

“Esse equilíbrio de forças na política é fundamental para reforçar ainda mais o papel da mulher na sociedade e a luta pelas causas sociais e democráticas. O PCdoB dá o exemplo. O partido está unido nesta causa e trabalha, nesta eleição, para que a representação feminina seja efetivamente ampliada. O desafio é de todos nós”, destaca o parlamentar.

Recursos para educação

Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), a presidenta fez um trabalho fundamental ao sancionar o Plano Nacional de Educação (PNE) sem vetos, ao destinar 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação e ao conseguir atravessar a crise econômica mundial com o maior número de carteiras assinadas da história desse país.

“Vivemos um momento de democracia inigualável na história da República. Por isso, estou com Dilma e o nosso partido está firme na luta, com a perspectiva de mais avanços para melhorar a vida de nosso povo”, diz Alice.

O deputado Osmar Júnior (PCdoB-PI) também destacou a aprovação dos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação com o apoio da bancada do partido na Câmara. Já a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) considera positivo o acesso da juventude às universidades. O Bolsa-Família também é elogiado pela acreana.

“Gosto de ver o Brasil avançando, gerando emprego e renda sob o comando dessa mulher, mãe, avó. Como mulher, me sinto orgulhosa da presidenta Dilma Rousseff ter assumido com tanta honradez nosso país. O meu voto para Dilma vai ser sempre de honra e de gratidão pelo trabalho com que ela conduziu esse país", diz Perpétua.

Para o deputado Gustavo Petta (PCdoB-SP), um dos desafios do Partido nessas eleições é incentivar a população a se envolver mais com a política. "Dizia o presidente Lula: mesmo quem não gosta de política é governado por quem gosta. Abrir mão do voto é deixar que outros decidam por você", destaca o parlamentar.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Lid.PCdoB na Câmara