Atlas Político aponta Inácio como 6º senador mais atuante 

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) figura entre os seis parlamentares do Senado mais atuantes no Brasil, segundo o site Atlas Político, nova ferramenta que promete ajudar o eleitor a acompanhar a atuação dos políticos do Congresso Nacional.

Inácio destaca pressão da sociedade nas votações do Senado - Agência Senado

O Atlas Político foi criado por dois pesquisadores brasileiros, Andrei Roman (Ph. D. em Ciência Política) e Thiago Costa (Ph. D. em Matemática Aplicada), ambos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O objetivo é dar transparência às ações dos congressistas e mostrar suas competências em defender suas agendas políticas.

O levantamento do site se baseia em cinco critérios numéricos: Representatividade (parlamentares que se elegeram com votações expressivas); Campanha Responsável (os gastos do candidato comparados ao total de votos); Ativismo Legislativo (projetos apresentados); Debate Parlamentar (participação em debates e fiscalização); e Fidelidade Partidária (se o candidato permaneceu no mesmo partido e se votou de acordo com as orientações da legenda).

A cada item é atribuída uma nota de 0 a 1, que, somadas, compõem a média final. Quanto mais próximo de 5, melhor é o desempenho do parlamentar. As notas de Inácio foram Representatividade, 0.64; Campanha responsável, 1; Ativismo Legislativo, 1; Fidelidade Partidária, 1; Debate Parlamentar, 1. Total: 4.65

Deputado federal, de 1995 a 2007, e senador, desde 2006, Inácio é também considerado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) um dos 100 “Cabeças” do Congresso, desde 1999. Sua atividade parlamentar já havia sido destacada anteriormente, tendo sido considerado um dos Quatro Melhores Vereadores de Fortaleza, pelo Comitê de Imprensa da Câmara Municipal, em 1989 e 1990; Vereador Nota 10, pelo Fórum Popular Constituinte de Fortaleza, Ceará, em 1990; e um dos Quatro Melhores Deputados Estaduais do Ceará, segundo o Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa, em 1991 e 1993.

No mesmo ano em que foi considerado pela primeira vez um dos Cem Cabeças do Congresso, Inácio também foi considerado um “Deputado Muito Atuante”, segundo o “De Olho no Congresso”, elaborado pela Folha de S. Paulo, fato que se repetiu até 2002.

Em 2011, foi considerado o parlamentar que melhor se comunica pela Internet, pela Medialogue/Folha/IstoÉ. No ano seguinte, o Núcleo de Estudos sobre o Congresso do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) apontou Inácio como o quarto melhor senador do país. Também em 2012, pesquisa divulgada pela Folha de S. Paulo registrou Inácio como uma das lideranças mais influentes do Congresso.

Da Redação em Brasília
Com informações da Assessoria do Sen. Inácio Arruda