Projeto Justiça Eleitoral nas Escolas inicia atividades no Ceará 

Magistrados e servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) foram à Escola de Educação Profissional Paulo Petrola, na Barra do Ceará, para uma aula diferente. O tema principal da primeira visita do TRE a escolas públicas e particulares de Fortaleza é a educação política. Nas palestras, os jovens são convidados a refletir sobre o poder do voto consciente.

Projeto Justiça Eleitoral nas Escolas inicia atividades no Ceará - TRE-CE

Na abertura do Projeto "Justiça Eleitoral nas Escolas”, o desembargador Filgueira Mendes manifestou "profunda alegria" com a presença dos 400 estudantes da escola. Segundo o desembargador, "através do voto, nós podemos escolher os candidatos pelas suas propostas. O maior protesto que o eleitor pode fazer é ir para a urna, com consciência". Ainda na abertura, o juiz ouvidor, Mauro Liberato, definiu o papel da Ouvidoria "como canal de ligação entre a Justiça Eleitoral e a sociedade".

Em seguida, foi proferida a primeira palestra pelo servidor do TRE, Vasco Arruda, que abordou, de maneira sintética, a evolução da democracia no Brasil, o voto feminino, o censitário e o obrigatório. Falou ainda da criação da Justiça Eleitoral.

Logo após, Waldemir Higino e Taís Loureiro, da Ouvidoria Regional Eleitoral, falaram sobre os conceitos de democracia e cidadania, explicando a função dos cargos que serão votados nas eleições deste ano: deputados federais, estaduais e distritais, senador, governador e presidente.

Numa palestra interativa, estudantes e professores puderam tirar dúvidas sobre urna eletrônica, obrigatoriedade do voto, dentre outros assuntos. A participação dos alunos continuou, com a oportunidade de manuseio de duas urnas eletrônicas instaladas na quadra da escola. Eles puderam conhecer o mecanismo de votação e participaram de simulações de voto.

Brenda Alessandra, 16 anos, vai votar pela primeira vez no dia 5 de outubro. Depois de conhecer a urna de perto, a estudante disse que ficou "com mais segurança para votar, só falta escolher os candidatos".

Da Redação em Brasília
Com informações do TRE-CE