Povo vai às ruas hoje em defesa do pré-sal e da Petrobras

A Cinelândia, no Rio, um dos mais famosos e importantes pontos de encontro das manifestações populares no Brasil, será o palco de um evento de massa nesta segunda-feira (15) em defesa do pré-sal e da Petrobras, sob ataque das candidaturas de Marina Silva e Aécio Neves.

Fup panfleto - Reprodução

Sob a liderança do ex-presidente Lula e com o apoio de vários partidos, sindicatos e da população carioca, o Rio vai dar um abraço simbólico à sede da Petrobras, no centro da cidade. Todos podem participar: a concentração começa às 10h e, partir das 11h, uma passeata sairá da Cinelândia até a sede da Petrobras, na Avenida Chile, onde será feito o abraço simbólico.

O ato ocorre em um momento importante do país, em que a defesa do pré-sal entrou no debate político com o surgimento de propostas entreguistas por parte da candidata DO PSB, Marina Silva, que retiram a prioridade do projeto que, entre outras coisas, renderá R$ 1,3 trilhão para educação e saúde do país nos próximos anos.

Uma lei de iniciativa da presidenta Dilma Roussef, aprovada pelo Congresso, estabelece que 75% das receitas do petróleo devem ir para investimentos em educação, e 25% para saúde. Estima-se que, se o pré-sal for negligenciado, a educação brasileira possa perder esse recurso cuja monta representa um salto de investimento nas áreas prioritárias – “passaporte para o futuro”. Atualmente, o pré-sal já produz mais de 500 mil barris por dia.

Da Redação do Portal Vermelho