'Não somos do tipo que muda de lado, temos caráter', afirma Dilma

Afirmou a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, nesta quarta-feira (10), aplaudida por mais de 30 mil pessoas que acompanharam o comício de campanha em Belém, Pará. “Quem não tem força e determinação para ser presidente, não se estabeleça”, advertiu a candidata.

Dilma Belém do Pará - Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Num clima de determinação e confiança naqueles que promoveram as conquistas e avanços, a avenida Pedro Miranda foi tomada por um mar vermelho de bandeiras, faixas e camisetas. O palanque reuniu diversas forças políticas e sociais em apoio à reeleição de Dilma e das candidaturas de Helder Barbalho (PMDB), ao governo do estado, e Paulo Rocha (PT) ao Senado.

Para Dilma, aqueles que “mudam de opinião como quem muda de roupa” têm postura de “quem não tem coluna vertebral”. “Uma coisa vocês podem ter certeza. Nós não somos do tipo que muda de lado. A gente tem caráter”, frisou a presidenta.

Dilma rebateu a proposta de Marina Silva, candidata do PSB, de reduzir o papel dos bancos públicos. “Me desculpe aqueles que falam mal da Caixa, do Banco do Brasil e do BNDES. Quero saber como vão fazer com o Minha Casa, Minha Vida se diminuírem o papel dos bancos públicos”, afirmou.

Aécio não aguenta um twitter

A presidenta não poupou o candidato tucano Aécio Neves, destacando que quem não aguenta “um Twitter, quem dirá uma manchete negativa”, não ter força para ser presidente. Dilma referiu-se ao processo aberto por Aécio contra o Twitter para que a empresa revele dados de 66 usuários que fazem que críticas a sua política de governo.

Lula: sem trégua para os entreguistas

“Não tem trégua, temos que trabalhar muito. Pois agora tem gente achando que, para o Brasil melhorar, temos que acabar com o pré-sal. Tem gente achando que para o Brasil melhorar é preciso que o Banco Central tenha autonomia e acabar com os bancos públicos”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o comício, destacando que os adversários que “falam mal da Dilma” prometem “um futuro que, quando perguntados, não sabem o que é”.

PCdoB presente

Socorro Gomes, membro do Comitê Central do PCdoB, representou o partido no ato. Ela destacou a vibração e a confiança do povo nas propostas de Dilma. “A nova política, tão falada por alguns candidatos, já foi feita nos governos de Lula e Dilma. Portanto, quem tem condições de avançar nas conquistas e promover as mudanças que o Brasil precisa é a candidata Dilma. É uma mulher valente que tem a confiança do povo”, declarou ela, enfatizando que o comício deu início à arrancada da reeleição de Dilma, que vai se espalhar por todo o Brasil até o dia 5 de outubro.

Filha de Chico Mendes

Lula e Ângela Mendes, filha de Chico Mendes
Ângela Mendes, uma das filhas do ambientalista Chico Mendes, assassinado em 1988 por sua luta em defesa do Brasil, participou do comício e manifestou apoio à Dilma. “Vim do Acre para participar do comício porque acredito no projeto que iniciamos e que já transformou a vida de milhares de brasileiros”, disse Ângela pouco antes de subir ao palanque. Ela ganhou papel importante na campanha depois que Marina Silva disse, durante debate entre os presidenciáveis, que Chico Mendes era elite, assim como Neca Setúbal, herdeira do Banco Itaú e coordenadora do seu programa de governo.
 
 

Pará

O candidato ao governo do Pará, Helder Barbalho, defendeu mais investimentos para o estado e afirmou que pretende governar com a parceria do governo federal. “No Pará, o governo federal tem cumprido o seu papel. Não tem uma cidade no estado que não tenha o Bolsa Família, o Mais Médicos, Unidades de Saúde e creches implantados graças aos recursos federais”, afirmou Helder.

O candidato ao Senado, Paulo Rocha, também ressaltou os avanços promovidos pelos governos de Lula e Dilma nos últimos 12 anos, em especial os programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família, as creches e o Luz para Todos. “Assim como o Brasil encontrou o seu caminho, o Pará de tantas riquezas há de encontrar o seu”, ressaltou Rocha, que afirmou que o estado precisa ter mais força política em Brasília para trazer as políticas necessárias ao seu desenvolvimento.

Da Redação do Portal Vermelho
Com informações de agências