Colômbia busca experiência da Conab em segurança alimentar 

Uma delegação técnica do Governo da Colômbia esteve reunida com técnicos da Companhia Nacional de Alimentos (Conab), em Brasília, na última sexta-feira (5), com o objetivo de conhecer as ações desenvolvidas pela estatal na área de política agrícola, abastecimento e segurança alimentar. 

Colômbia busca experiência da Conab em segurança alimentar - Antônio Cruz

Na ocasião, a Conab apresentou cada área de sua atuação, incluindo as principais ferramentas para elaboração das políticas públicas, como os levantamentos de dados agrícolas. “O estado precisa fornecer, a todos, informações de qualidade”, afirmou o superintendente de Informações do Agronegócio, Aroldo de Oliveira Neto.

Também foi mostrada a experiência do Brasil com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra produção da agricultura familiar, por preços de referência, baseados nos mercados regionais, até o limite de R$ 8 mil ao ano por família. Os alimentos são doados a instituições como escolas, asilos e hospitais.

O superintendente de Gestão de Oferta da Conab, Paulo Morceli, apresentou à comitiva colombiana a Política de Garantia de Preços Mínimos, ferramenta utilizada pelo governo brasileiro para impulsionar a agricultura e regularizar o abastecimento alimentar no país. “Foi uma oportunidade para detalhar a execução da Política, com informações sobre a operacionalização de compras e vendas e os cálculos utilizados para estipular os preços mínimos”, ressaltou.

A delegação ainda demonstrou interesse em conhecer as ações de abastecimento nacional e de ajuda humanitária internacional, a partir das doações de cestas. Segundo a diretora adjunta de desenvolvimento rural do Departamento Nacional de Planejamento da Colômbia, Marta Rincon, o trabalho desenvolvido pela Companhia poderá servir de exemplo para propostas de políticas públicas importantes na missão do governo colombiano de transformar e fortalecer o setor agrícola daquele país.

Além da diretora adjunta Marta Rincon, participaram da comitiva: Santiago Perry, diretor Executivo da Corporação Participativo e Sustentável dos Pequenos Produtores Rurais (Corporación PBA); Susana Márquez, do Programa FIDA – MERCOSUL e Carolina Albuquerque (Assessoria Internacional do MDA/Brasil).

Da Redação em Brasília
Com informações da Conab