Dilma: “Eu nunca tive processo por improbidade administrativa”

Após sabatina do Estadão no Palácio do Alvorada, em Brasília (DF), na tarde desta segunda-feira (8), a presidenta e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, falou com a imprensa e reforçou que uma das principais características de seu governo é investigar todas as acusações contra ele. A presidenta Dilma também afirmou que em toda a sua vida pública nunca teve processo algum contra ela. 

Dilma: “eu nunca tive processo por improbidade administrativa”

A presidenta destacou que em toda sua carreira nunca sofreu algum processo por improbidade administrativa. “Eu fui secretária municipal da Fazenda, depois fui secretária de Minas e Energia e Comunicação, depois fui outra vez secretária de Minas e Comunicação – uma do governo (Alceu) Colares e outra do governo Olívio (Dutra) – depois fui ministra de Minas e Energia, depois fui chefe da Casa Civil e hoje sou presidente, e não tenho nenhum processo contra mim”.

Leia também:
Dilma: “Vamos continuar focados em emprego e valorização dos salários"
Governos Lula e Dilma aumentaram combate à corrupção

“A Polícia Federal, no meu governo, não teve as limitações que teve em governos anteriores (para investigar), porque eu e o Lula fortalecemos a Polícia Federal. Nós acabamos com aquela história em que o ‘Engavetador Geral da República’ engavetava em suas gavetas os processos que, de alguma forma, pudessem atingir alguém que não devia ser atingido. No meu governo, não! Doa a quem doer, nós vamos investigar”.

A presidenta reafirma que no que depender dela, tudo tem que ser investigado. “Acho que tudo tem que ser investigado. Quando depende de mim eu investigo tudo.” Dilma ainda reforça que além da autonomia da Polícia Federal e do Ministério Público Federal para investigações, seu governo ainda criou mecanismos como a Lei Anticorrupção, a Lei da Ficha Limpa e a Lei de Acesso à Informação, para possibilitar mais clareza nas atividades do governo.

Política externa

A presidenta Dilma também falou sobre política externa, explicando que a base de uma política externa é tratar sobre temas comuns entre os países. “Ninguém vai fazer política externa com base em ideologia. Eu não posso sentar com nenhum país e colocar as coisas que me separam deles. Assim não é possível fazer acordos.”

Dilma ainda comentou que uma das metas de seu governo, para a próxima gestão é impedir que o Brasil volte as costas para a América Latina e comercialize apenas com a Europa. Ela destacou que uma das conquistas de sua atual gestão é a ampliação do comércio com países de outros continentes.

“Nós ampliamos o nosso comércio para onde não tinha comércio fundamental. América Latina, Ásia e África.” Atualmente, o Brasil mantém exportações, principalmente no setor agropecuário, com países desses continentes.

Da Redação em Brasília
Com Imprensa PT