CPMI e Petrobras pedem cópia de depoimento de ex-diretor na PF

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), solicitou nesta segunda-feira (8) à Justiça Federal do Paraná cópia dos depoimentos do ex-diretor de Refino e Abastecimento da empresa Paulo Roberto Costa. Em nota divulgada na noite desta segunda-feira (8), a Petrobras diz que também requereu na Justiça acesso às informações prestadas no depoimento de ex-diretor.

Paulo Roberto Costa Antonio Cruz/Agência Brasil

Preso na Operação Lava Jato e acusado de receber propina, Costa está depondo na Polícia Federal (PF), em regime de delação premiada, desde 29 de agosto.

De acordo com reportagem da revista Veja, divulgada neste fim de semana, Costa revelou nomes de parlamentares, de ministro e de ex-governadores entre os envolvidos em um esquema em negócios da petrolífera com outras empresas.

Os integrantes da CPMI já haviam aprovado a convocação do ex-diretor da Petrobras, que deve ser ouvido após a chegada da cópia dos autos à comissão. O senador Vital do Rêgo também protocolou ofício com o mesmo pedido no Supremo Tribunal Federal (STF).

Dilma pede acesso ao depoimento

A presidenta Dilma Rousseff também já afirmou que quer ter acesso a detalhes das denúncias de que integrantes do governo foram citados pelo ex-diretor da Petrobras, em depoimento prestado na PF.

Domingo (7), a presidenta pediu que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitasse informações oficiais sobre as declarações de Costa, que permanece preso sob acusação de receber propina. 

Entretanto, na tarde desta segunda (8), em entrevista no Palácio da Alvorada, a presidenta Dilma disse que a resposta não foi suficiente, nem definitiva e, por esse motivo, o próximo passo será pedir ao Ministério Público (MP). “Se o MP também não [puder nos passar os dados], nós vamos perguntar para o Supremo”, informou Dilma.

CPMI

Nesta quarta-feira (10), será ouvido na Comissão Nestor Cerveró, que era diretor da Área Internacional da empresa na época da compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

Nota da Petrobras

Em nota divulgada na noite desta segunda-feira (8), a Petrobras diz que também requereu na Justiça acesso às informações prestadas no depoimento de ex-diretor. Em um trecho da nota, a Petrobras diz que tem interesse na conclusão de todas as investigações em curso e que continuará contribuindo para que isso ocorra de forma rápida e eficaz.

“Neste sentido, a Petrobras requereu ao juiz responsável pela Operação Lava Jato acesso às informações relativas à Petrobras que o Sr. Paulo Roberto Costa já forneceu no âmbito da delação premiada, bem como enviou cartas às empresas citadas nos veículos de comunicação, solicitando informações sobre a existência de seus contratos com empresas ligadas ao Sr. Alberto Youssef [doleiro preso na Operação Lava Jato] e sobre qualquer envolvimento com as atividades objeto desta investigação”, acrescenta, indicando que esses dados subsidiarão as comissões internas de apuração já instaladas na Petrobras.

No texto, a empresa diz que considera indevido comentar conteúdos não oficiais publicados nos meios de comunicação, bem como investigações em curso ou sobre declarações de pessoas ou empresas investigadas pela Polícia Federal ou por qualquer outro organismo de controle e lembra que vem fornecendo informações sobre seus empreendimentos a toda a sociedade em seu site. "Dessa forma, deixa transparente tudo que se relaciona com os assuntos em análise ou em investigação", enfatiza a nota.

A empresa reforça que vem prestando todas as informações solicitadas pela Polícia Federal, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público (MP).

A nota termina com a estatal dizendo que continua trabalhando normalmente em todas as suas unidades para atender a seus objetivos empresariais.

Fonte: Agência Brasil

Matéria atualizada às 19h51 para acréscimo de informações.