Pesquisa inédita avalia acesso das mulheres rurais à documentação

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) firmou parceria com a Fundação Carlos Chagas (FCC) para realizar pesquisa sobre ausência e acesso de mulheres rurais à documentação. A falta de documentos é apontada pelos movimentos sociais que representam as mulheres como um dos principais problemas no meio rural, pois impede o exercício da cidadania e o acesso às políticas públicas

Mulher campo - Reprodução

A pesquisa, chamada “Acesso e Ausência de documentação nas áreas de abrangência dos territórios da cidadania, por parte das mulheres rurais” se propõe a coletar o maior número de informações possíveis.

A diretora de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, Karla Hora, destaca a importância do levantamento para aperfeiçoar o trabalho do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). Ele promove mutirões itinerantes nas áreas rurais, para emissão gratuita de documentos civis, trabalhista, de acesso aos direitos previdenciários e à Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). “Esta iniciativa inédita permitirá termos uma ideia mais apurada sobre a situação das mulheres rurais em relação à documentação, identificar as áreas com mais demanda e quais os documentos mais procurados. Assim, poderemos direcionar e obter mais efetividade em nossas ações beneficiando ainda mais pessoas”, afirmou.

A área de abrangência da pesquisa compreende 20 territórios em todas as regiões brasileiras, com atenção a dois municípios em cada um, totalizando 40 municípios. A pesquisa de campo foi definida de acordo com os seguintes critérios: 15 territórios nas áreas com maior número de atendimentos dos mutirões e cinco territórios nas áreas com menor número de atendimentos.

Seminário

A Fundação Carlos Chagas já iniciou o trabalho de pesquisa e como parte das atividades programadas na consultoria realizará dois seminários para socialização do planejamento, metodologia e execução dos trabalhos. O primeiro seminário está marcado para os dias 8 e 9 de setembro, em Brasília.

Entre os temas que serão abordados estão: delimitação da área de abrangência da pesquisa de campo; apresentação de proposta metodológica de pesquisa de campo e dos instrumentos de coleta de dados; apresentação de proposta metodológica da análise quantitativa (bases de dados governamentais e estatísticas).

Participam mais de 60 pessoas entre representantes do Comitê Gestor Nacional e das equipes do PNDTR; das Secretarias e demais instâncias do MDA e do INCRA; dos movimentos sociais de mulheres rurais e das secretarias e órgãos governamentais de Políticas para Mulheres nos estados.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário