Emmanuelle Thomaziello: Por que Dilma é a candidata das mulheres?

Porque todos os programas sociais e ações desenvolvidas no Governo da Presidenta visam beneficiar, empoderar, ampliar oportunidades e garantir mais direitos para as mulheres.

Por Emmanuelle Thomaziello*, no Portal da UJS

Dilma - Reprodução

Vejamos exemplos:

1. O Bolsa Família – O programa que visa à erradicação da pobreza tem prioridade no contrato com mulheres. São mais de 94% de beneficiarias, o que contribui para a autonomia e poder de decisão no que diz respeito à economia familiar.

2. O “Minha Casa, Minha Vida” – Mães chefes de família também são prioridades no programa. Da 1 milhão e 600 mil casas já entregues pelo programa Minha Casa, Minha Vida, 52% estão no nome de mulheres.

3. Propriedades Agrárias – Mais de 80% são ocupadas por agricultoras mulheres.

4. Prouni/Fies/- Hoje a jovem e a mulher trabalhadora de baixa renda pode sonhar em cursar o ensino superior ou técnico. Mais da metade das bolsistas são mulheres.

5. Pronatec- O programa com 5 milhões e 500 escritos tem 65% de mulheres.

6. Geração de empregos – Dos 4,5 milhões de empregos formais criados nos últimos três anos do governo Dilma, 2,4 milhões, ou seja, mais da metade, foram ocupados pelo sexo feminino.

7. Programa “Crescer”- O programa criou novas linhas de crédito e atende prioritariamente mulheres empreendedoras, o que contribui para o crescimento da mulher no mercado detrabalho. Assim a mulher pode administrar melhor a sua vida e da família.

8. Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) – A atuação da secretária tem como objetivo promover a igualdade entre mulheres e desdobra-se em três linhas principais de ação: 1. Políticas do Trabalho e da Autonomia Econômica das Mulheres; 2. Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; e 3. Programas e Ações nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Participação Política, Igualdade de Gênero e Diversidade.

9. “Mulher, Viver sem Violência” – O programa integra serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigo e orientação para trabalho, emprego e renda. É coordenado pela SPM.

10. Lei Maria da Penha – Instrumento poderoso para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Funciona há oito anos e, segundo a ONU é a lei mais eficiente no enfrentamento a violência de gênero.
11. ONU Mulher e SPM – Acordo de construção de projeto estratégico para consolidação das políticas publicas de gênero, visando garantir a chegada de mais direitos às mulheres.

Pela primeira vez na história do Brasil temos uma Presidente da Republica mulher, com isso vem junto à esperança de toda mulher brasileira poder sonhar em ser engenheira, médica, professora e também Presidenta!

Durante o Governo Dilma avançamos muito no que tange a ampliação de mais direitos para quem precisa e políticas públicas especificas de gênero, que tirou milhões de brasileiras e brasileiros da pobreza extrema e ascendeu outros centenas de milhares à classe média, reconhecendo, sempre, a mulher como prioridade e procurando garantir a promoção dela em todas as instâncias da sociedade. Ocupando todos os espaços!

O Brasil chegou a um patamar avançado de desenvolvimento, mas é preciso mudar mais! Reeleger Dilma significa renovar a esperança em um Brasil mais igual e democrático!

“Este é o século das oportunidades. Este é o século do Brasil. E este é, sem dúvida, o século das mulheres! A mulher é a nova força que move o Brasil. Com esta força e esta energia vamos construir um futuro cada vez melhor para as nossas famílias”, afirmou a presidenta.

*É diretora da UJS Feminista-SP, diretora da UEE-SP e estudante de Direito