Mostra Internacional de Música de Olinda completa 10 anos 

O maior festival de música instrumental do país invade as igrejas, teatros e praças de Olinda (PE), a partir desta quinta-feira (4) até domingo (7). O evento, que completa dez anos nesta edição, oferece uma programação que também inclui cinema, educação e acesso ao patrimônio histórico. 

Mostra Internacional de Música de Olinda completa 10 anos

A história Mostra Internacional de Música de Olinda (Mimo) começou com a apresentação do projeto pela produtora cultural Lu Araújo para a então prefeita de Olinda, Luciana Santos, em 2014. Lu Araújo se lembra da dificuldade para tirar o projeto do papel. “É muito difícil construir um evento deste porte, fora do eixo Rio e São Paulo, mas Luciana foi uma presença fundamental”.

Ela conta que pensou em desistir, pois a proposta inicial era fazer 50 concertos na primeira edição e foi possível realizar apenas cinco, mas sua xará incentivava. “Não desisti porque Luciana me incentivou bastante, me deu muita força para continuar”, recorda.

Com o passar do tempo, a produtora foi ampliando seus horizontes e agregou outras atividades ao festival , que inicialmente focava na difusão da música instrumental nacional e internacional.

“Depois de firmar o evento, comecei a perceber que me interessava muito por outro desafio. A mostra já é mais do que um espaço de música, é um momento de contemplação estética. O Fórum de Ideias surge para um momento de trocas e discussões, afinal, o que é antigo não quer dizer que é velho”, explica.

A programação repleta de concertos terá nomes como o do percursionista e compositor indiano, Trilok Gurtu, que abriu o festival e o Chick Corea & The Vigil que inicia sua turnê na america-latina com o álbum “The Vigil”. O cantor Jorge Mautner também se apresenta, com a participação especial do pernambucano Otto. Tem ainda, o grupo Bongar que leva para o palco a tradição da festa do Coco de Xambá.

Na mostra de filmes será exibido “A música segundo Tom Jobim”, dos produtores Dora Jobim e Nelson Pereira dos Santos e a animação “O homem que pintava músicas”, de Jackson Abacatu, entre outras películas.

No Fórum de Ideias diversas palestram ocorrem, como o do fotógrafo e documentarista, Vincent Moon, e do poeta e letrista Salgado Maranhão, que dedicará parte de sua apresentação a poesia de Torquato Neto.

O festival que teve início na cidade de Olinda conseguiu atingir dimensões pelo território nacional. A Mimo atualmente ocorre em outras cidades históricas, como Ouro Preto (MG), Tiradentes (MG) e Paraty (RJ). Essa última recebe o evento pela primeira vez este ano.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep.Luciana Santos