Abordagem tridimensional da pobreza será apresentada em congresso

O pesquisador baiano Rilton Primo participará da International Conference in Economics and Management (ICEM) (Conferência Internacional de Economia e Gestão), promovido pela Universidade de Havana e pela Universidade Humboldt de Berlim 

Pobreza - Reprodução

Rilton Primo apresentará pesquisa sobre um nem sempre bem debatido aspecto social latino-americano no Primeiro Congresso Internacional de Economia, Contabilidade e Administração dedicado ao tema Crescimento e Desenvolvimento Sustentável no Contexto Global, eventos a serem realizados de 2 a 4 de outubro de 2014 na Universidade de Havana, República de Cuba.

Além de ser considerada uma excelente oportunidade para firmar networking em especial com as Academias Cubanas, sendo que várias das suas principais instituições na área econômica estarão presentes aos eventos, a exemplo do Centro de Investigaciones de la Economía Internacional, do Centro de Estudios de Técnicas de Dirección e da Facultad de Economía Contabilidad y Finanzas da Universidad de Habana, será um momento em que especialistas de todo o mundo trocarão pontos de vista sobre temas atuais em economia, contabilidade e gestão, com foco internacional e um elevado rigor científico, como Sra. Sarah Ganter, da Fundación Friedrich Ebert, e Sr. Jan Hansen, da Universidad Humboldt de Berlín, Mr. Castellacci, do Institute of International Affairs (NUPI) e Sra. Christine Mee Lie do TIK Centre, University of Oslo, da Noruega.

As áreas temáticas propostas são:

1 Crescimento e políticas de desenvolvimento
econômico

2 Cadeias de valor globais e integração

3 Bancos e Finanças, no contexto
internacional

4 Redes de Gestão e Enterprise

5 Inovação, empreendedorismo e das PME

6 Contabilidade, auditoria e responsabilidade
social

7 Cooperativas, desenvolvimento Local e
Economia Solidária

8 Economia e Gestão Ambiental

9
Economia e equidade de gênero

Intitulada Análisis de la Situación de Pobreza en México: Factores Determinantes y Propuestas de Solución, a pesquisa de que Primo é co-autor foi desenvolvida conjuntamente com os professores investigadores da Universidad Juárez Autónoma de Tabasco, México, Dr. José Félix García Rodríguez e Dr. Oscar Priego Hernández, com o objetivo de identificar os principais fatores determinantes da pobreza no México e de propor alternativas de solução ao problema, que já começa com a forma de abordá-lo.

Segundo a abordagem reducionista tradicional, argumentam os três pesquisadores, são considerados pobres os indivíduos, famílias e grupos cujos recursos monetários, em relação a uma linha de bem-estar, são tão limitados que os força a serem excluídos de um estilo de vida minimamente aceitável, todavia esta adoção da renda em dinheiro como a única ou a principal variável determinante na medição da pobreza já não corresponde ao atual estado de desenvolvimento analítico das ciências sociais aplicadas nacional ou internacionalmente.

Este método de estimação confunde a luta contra a pobreza em nossos países, pois a tentativa de elevar a renda monetária das famílias acima de uma determinada linha-padrão ignora muitos fatores co-determinantes do problema, que é multidimensional e complexo, inferem. Seria necessário identificar as variáveis que determinam os fluxos de acesso e exclusão a bens e serviços públicos, por exemplo, distinguindo as pobrezas crônica e transitória (nível micro).

Apoiada

em ampla literatura, a abordagem proposta é tridimensional e sugere o foco no sujeito, no contexto histórico e nos processos socioeconômicos envolvidos. É necessário, em síntese, reconhecer (nível macro) que esta luta também depende do crescimento econômico e da redução das desigualdades através da elevação dos gastos sociais em educação, saúde, habitação e infraestrutura básica, bem como reconhecer que as transferências diretas seguem sendo imprescindíveis, e devem ser mantidas e ampliadas.

Da redação do Vermelho na Bahia