Governo investe na educação de qualidade, da creche à universidade 

“Sabemos que investir nas crianças é investir no futuro. E a melhor forma de investir nas crianças é oferecer acesso à educação de qualidade desde a primeira infância”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff. O governo federal tem investido fortemente na Educação no estado de Minas Gerais, para garantir o acesso ao ensino, da creche à universidade.

escola

Foram aprovadas, para o estado, 636 novas creches, das quais 74 estão concluídas e 104 encontram-se em obras. O compromisso com a Educação inclui a alfabetização na idade certa, até oito anos, que já tornou possível a formação de 33,7 mil professores mineiros.

Segundo a presidenta, as creches foram planejadas para garantir o melhor ambiente possível para aprendizagem das crianças. A estrutura conta com salas de aula, sala de informática, bibliotecas, sanitários, fraldários, área de recreio coberta, parquinho e refeitório. “Creche de qualidade é um desejo de toda mãe, principalmente aquelas que trabalham. Quando uma mãe tem um lugar adequado para deixar seu filho, tem mais condições de construir uma história profissional bem sucedida”, disse Dilma.

Na Educação em Tempo Integral 3,5 mil escolas mineiras já oferecem o atendimento. Também foram instalados seis novos campi de universidades federais (cinco já em funcionamento), que possibilitaram a abertura de 2.271 novas vagas em cursos universitários. O estado recebeu ainda 15 novos Institutos Federais de Ensino Profissionalizante e Técnico, todos em funcionamento, permitindo a abertura de aproximadamente 11 mil vagas em cursos de formação e qualificação profissional.

O compromisso do governo federal com a Educação inclui a alfabetização na idade certa, até oito anos, que já tornou possível a formação de 33,7 mil professores mineiros. O governo Dilma possibilitou a abertura de 3,5 mil escolas de Minas Gerais que oferecem o atendimento educacional em período integral.

Tão importante quanto oferecer ensino de qualidade, é tornar possível o acesso dos alunos às escolas. Minas Gerais é o estado que mais recebeu veículo dentro do projeto Caminho da Escola. Foram 2,6 mil unidades, além de 14 lanchas e 20,2 mil bicicletas. De acordo com o Censo Escolar de 2012, 4,6 milhões de alunos da educação básica pública, residentes em áreas rurais, dependem do transporte escolar, disponibilizado por estados e municípios. Desse total, 969,4 mil (21%) são da região Sudeste, sendo 497 mil de Minas Gerais (10,8%).

No Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foram matriculados 799,7 mil mineiros em 626 municípios e outros 171,4 mil estudantes bolsistas garantiram acesso ao ensino superior, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Em Minas Gerais também foram firmados 179,9 mil contratos de Financiamento Estudantil (Fies), desde 2011. Além disso, 14 mil estudantes mineiros participam do programa Ciência sem Fronteiras, que concede bolsas de estudo para o exterior.

Mais saúde para os mineiros

Em Minas Gerais, a saúde também recebeu grandes investimentos este ano. O programa Mais Médicos atendeu integralmente a demanda do estado. São 1.235 médicos atuando em 463 municípios e beneficiando 4,3 milhões de pessoas. Minas Gerais tem 5.158 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em funcionamento, dos quais 1.041 foram reformados e 648 ampliados.

Além disso, há 822 unidades aprovadas para construção, das quais 312 estão em obras, 405 em ação preparatória e 105 concluídas.

O estado também tem 34 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em funcionamento e 55 aprovadas para construção, sendo que 28 encontram-se em obras. Já o programa Saúde Não tem Preço beneficiou 2,9 milhões de pessoas com medicamentos gratuitos, sendo 1,9 milhão de hipertensos; 312 mil diabéticos; 668 mil hipertensos e diabéticos, e outros 358 mil pacientes com asma.

Mais de R$ 3,5 bilhões foram transferidos pelo Fundo Nacional e Saúde (FNS) ao estado. De 2010 a 2013, o governo federal investiu R$ 22,9 bilhões em ações de atenção básica, assistência farmacêutica e na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Fonte: Portal da Dilma