Ancine apoia filmes brasileiros em festivais internacionais

Nos próximos dias, o Festival Internacional de Cinema de Veneza (Itália), o Festival Internacional de Cinema de Toronto(Canadá), o Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar (Chile) e o Festival Internacional Nueva Mirada para a Infância e a Juventude (Argentina) vão receber onze filmes brasileiros de curta e longa-metragem com o auxílio de programas da Ancine de apoio à participação e filmes brasileiros em festivais internacionais.

Cena do filme O menino e o mundo - Reprodução

Curta-metragem de animação participa do Festival de Veneza

Selecionado para a Mostra Horizontes, do prestigiado Festival Internacional de Veneza, o curta-metragem de animação "Castillo y El Armado", de Pedro Harres, foi apoiado financeiramente e com a confecção e o envio de cópia legendada ao evento. Já para o Festival Internacional de Toronto, o programa da Agência ofereceu o mesmo suporte ao curta-metragem "Tatuapé Mahal Tower", na Competição Internacional de Curtas-Metragens, e a "Obra", longa-metragem de estreia de Gregorio Graziosi, que será exibido na mostra Discovery. O festival italiano começa no próximo dia 27 de agosto e o evento canadense tem início no dia 4 de setembro.

Oito filmes nacionais no FicViña e no Festival Nueva Mirada

Cinco obras brasileiras estarão presentes no Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar (FicViña), que acontece de 2 a 6 de setembro, todas elas com apoio do programa da Ancine. Na Competição de Longas-Metragens Latino-Americanos, nosso representante é "Rio Cigano", de Julia Zakia. Já na Competição Latino-Americana de Curtas-Metragens serão exibidos "Ao Lado", de Julio Costantini, "Eu não digo adeus, digo até logo", de Giuliana Monteiro, e "Linda, Uma História Horrível", de Bruno Gularte. Completa a participação brasileira o curta "Bianca", de Karina Mello, na Competição Internacional de Escolas de Cinema e Audiovisual.

O cinema brasileiro também foi representado no Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada para a Infância e a Juventude, em Buenos Aires, com dois longas e um curta-metragem, todos em competição oficial. O evento acontece entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro.

Entre os longas, concorrem ao Troféu Pipa de Ouro "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, e "Meu pé de laranja lima", de Marcos Bernstein. O curta "Os Irmãos Mai", de Thais Fujinaga, completa a participação brasileira. Os três filmes receberam auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da Ancine.

Fonte: Ancine