Cresce a popularidade do Hamas na Palestina após a luta contra Israel

Uma nova pesquisa realizada na Palestina apontou que a popularidade do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) aumentou substancialmente, tanto na Faixa de Gaza como na Cisjordânia, após o recente combate com Israel na região.

Ismael Hanie, líde do Hamas - Hispan TV

De acordo com os resultados de um estudo realizado pelo Centro Palestino de Política e Pesquisa, divulgados nesta terça-feira (2), 61% dos palestinos votariam no dirigente político do Hamas, Ismael Hanie.

Além disso, a pesquisa indica que o apoio popular ao presidente palestino, Mahmoud Abbas, diminuiu para 32%. Os dados da pesquisa mostram ainda que a maioria dos cidadãos palestinos deseja o estabelecimento da doutrina de resistência armada do Hamas na Cisjordânia.

De acordo com o instituto, esta é a primeira vez em oito anos que a maioria dos palestinos apoia o líder do Hamas. Participaram do levantamento 1.270 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais.

O Hamas e o regime israelense chegaram no dia 26 de agosto a uma trégua por tempo indeterminado depois de 51 dias de ataques militares israelenses em Gaza, os quais deixaram cerca de 2.150 mortos, sendo a grande maioria civis, incluindo crianças, mulheres e idosos.

O Hamas disse, em um comunicado divulgado após o cessar-fogo, que esta foi a vitória da resistência, apesar do apoio de grandes potências mundiais ao regime de Israel. O Hamas lembrou ainda que os grupos palestinos continuarão a luta até a libertação total do país e o retorno de todos os palestinos para suas casas.

Da redação do Vermelho,
com informações da Hispan TV