Jandira destaca programa da Frente Popular de Esquerda no Rio  

A campanha da deputada federal e candidata à reeleição, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) não para. Neste domingo (31), a parlamentar começou a sua agenda participando, junto com o candidato ao Governo do Estado, Lindberg Farias, de uma carreata que percorreu mais de 30 km em São Gonçalo. Durante a atividade, quando a Frente Popular de Esquerda teve uma recepção calorosa dos gonçalenses, Jandira afirmou que a cada atividade de rua fica nítida a ausência da ação Estado. 

Jandira destaca programa da Frente Popular de Esquerda no Rio

“Ontem na Zona Oeste e, hoje em São Gonçalo, os problemas são idênticos. Falta saneamento básico, hospitais e a mobilidade urbana não existe. Mas essa realidade tão sofrida está com os dias contatos, pois Lindberg vai ganhar as eleições com um projeto à esquerda. O Rio vai ficar bem melhor”, avalia a candidata.

Segundo Lindberg, “vamos derrubar este muro que separa o Rio do cartão-postal do Rio esquecido, que é a Baixada Fluminense, a Zona Oeste e São Gonçalo”.

À tarde, Jandira e Lindberg foram recebidos por mais de 400 convidados que estavam no aniversário da deputada estadual e candidata à reeleição Enfermeira Rejane, do PCdoB.

Apoio das mulheres

Na noite de sexta-feira (29), Jandira se juntou a centenas de mulheres de todo o estado do Rio para apoiar a eleição de Lindberg Farias ao Governo do Rio. O ato ocorreu na Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A única mulher líder de bancada no Congresso Nacional, Jandira Feghali disse que com a eleição de Dilma e Lindberg, “iremos impulsionar o crescimento econômico, ampliar o universo cultural e a presença feminina em todos os espaços. Vamos reafirmar a democracia”.

Para Jandira, a sociedade ainda precisa superar culturalmente o chamado processo de dominação, propriedade e de agressão às mulheres: “Todos devemos comemorar a Lei Maria da Penha em vigor. Mas é preciso avançar mais, principalmente na relação de posse entre os gêneros. É preciso que mais mulheres continuem denunciando e enfrentando, pois só assim conseguiremos alcançar a cultura de paz no Brasil”, alertou.

Ilvanery Penteado, presente ao evento, disse que tem o maior orgulho em votar na Jandira: “Voto na parlamentar desde a primeira eleição dela. Ela passa confiança e esta sempre ao lado das reivindicações das mulheres. Por isso no dia 5 de outubro vou cravar 6565 para federal”.

Moradora de Belford Roxo, Celia Pereira ficou entusiasmada em reencontrar Jandira: “Você é uma parlamentar que tem como marcas a coragem e a ousadia. A sua luta contra a violência da mulher é um exemplo de atuação que deveria ser seguido por outros candidatos. Estamos com você. É 6565″.

Estrutura e orçamento

O candidato ao Governo do Estado, Lindberg Farias, assumiu o compromisso de criar uma Secretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres com estrutura e orçamento.

“É inadmissível que a mortalidade materna no Rio seja a segunda maior do país. Isso mostra o descaso do governo Cabral e Pezão com a questão de gênero. Uma das soluções para mudar esse realidade é disponibilizar recursos para que se possa investir em políticas públicas”, avalia o candidato.

Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres do Rio, Ana Rocha, “as desigualdades de classe, gênero e raça são eixos estruturantes da matriz da desigualdade social no Brasil. As políticas de crescimento econômico devem considerar essas diferenças. Se o trabalho é via de superação da pobreza, a questão da igualdade é fundamental ao trabalho decente”.

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM), Eleonora Meninucci, presente ao evento, disse que Lindberg é único candidato capaz de avançar com as políticas públicas para as mulheres do Rio de Janeiro, mas fez uma ressalva: “Como pode um país que quer fazer a reforma política não pensar na igualdade de gênero?”.

Da Redação em Brasília
Com informações da Assessoria da Candidata