Globo compara Marina Silva com Jânio Quadros em charge

A edição do jornal O Globo desta segunda-feira (1º) traz uma charge do cartunista Carlos Caruso que coloca a presidenciável do PSB, Marina Silva, com os mesmos pés tortos de uma foto clássica do ex-presidente Jânio Quadros.

marina silva janio quadros - Reprodução

Embora sutil, este foi o primeiro sinal dado pelo jornal de que uma eventual vitória da candidata também inquieta a família Marinho. As comparações entre Marina e os ex-presidentes Jânio Quadros e Fernando Collor têm sido frequentes desde que ela disparou nas pesquisas com a morte de Eduardo Campos.

Entre as semelhanças está a pregação de um novo Brasil e de uma nova política, com candidaturas "mais simbólicas do que reais", como definiu recentemente o jornalista Ricardo Kotscho. Marina se lança como a candidata que é "contra tudo o que está aí".

Jânio e Collor, no entanto, que também decidiram peitar o Congresso – Marina, se eleita, deverá ter uma base pequena, semelhante à de Collor, colocando em xeque até mesmo o modelo de coalizão em voga desde a redemocratização, em 1985 – não terminaram seus mandatos.

Nesse fim de semana, ganhou grande repercussão nas redes sociais o episódio em que Marina voltou atrás sobre o capítulo de seu programa de governo que tratava dos direitos dos homossexuais e da questão do aborto depois de ter sido pressionada pelo líder evangélico Silas Malafaia, da mesma igreja de Marina, a Assembleia de Deus.

Os internautas questionaram a falta de rumo da candidata com as hashtags #MarinaIndecisa e #MarinaVoltaAtras.

Fonte: Brasil 247