Exposição mostra olhar de uma época sobre o centro paulista

No dia em que o Edifício Sé completa 75 anos, a Caixa Cultural São Paulo promove uma viagem no tempo com a exposição "O olhar de uma época – O Edifício Sé sob a lente de Becherini". A mostra, que começou na última sexta-feira (29), segue até o dia 28 de setembro.

Caixa exposição

A exposição reúne 63 fotografias do prédio, feitas por Henrique Becherini para a composição do álbum comemorativo que também estará na exposição. As imagens selecionadas são principalmente de ambientes hoje ocupados pela Agência Sé, Caixa Cultural e Museu da Caixa.

As fotografias mostram, por exemplo, o Grande Salão, que hoje recebe shows e espetáculos teatrais, funcionando como o saguão de atendimento da agência bancária na época.

Sobre o prédio

Há 75 anos, a Caixa Econômica Federal ganhava uma nova propriedade em São Paulo. O pequeno prédio de dois andares, localizado na Travessa da Sé (hoje Rua Wenceslau Brás), já não comportava mais a rotina da empresa, que crescia em número de clientes e demandava mais espaço. A nova sede começou a ser construída em 1934 e foi oficialmente inaugurada em 29 de agosto de 1939, pelo então presidente Getúlio Vargas.

Batizado de Edifício Sé, o prédio de dez andares foi construído no centro da capital paulista, na Praça da Sé, seguindo o estilo art déco, com fachada imponente, caracterizada pelas enormes colunas da entrada principal e pé direito elevado. O interior do edifício foi revestido com mármore verde e a decoração recebeu materiais nobres e delicados, com mobília e equipamentos modernos.

No alto do grande salão, foi instalado um vitral do artista italiano Henrique Zucca, retratando as riquezas de São Paulo (agricultura do café, indústria e pecuária). Fechaduras e maçanetas foram feitas sob encomenda e receberam as iniciais do banco: CEF.

O primeiro aniversário do edifício foi comemorado com a produção de um álbum fotográfico. Sob as lentes do fotógrafo Henrique Becherini, conceituado profissional da época, o álbum reuniu cerca de 200 imagens do Edifício Sé, retratando toda a sofisticação arquitetônica do prédio e o cotidiano dos empregados da Caixa na década de 1940.

Na ocasião do aniversário de cinquenta anos do edifício, foi inaugurado o Museu da Caixa no local, dando início a Caixa Cultural São Paulo. Tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP), o Museu preserva e reconstitui a memória da Caixa desde a sua fundação, com uma exposição permanente de fotografias, mobiliários e equipamentos originais da década 1930.

Serviço

Olhar de uma época – O Edifício Sé sob a lente de Becherini

Local: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111

Visitação: 29 de agosto a 28 de setembro de 2014 de 9h às 19h (terça-feira a domingo)

Classificação etária: livre

Informações: (11) 3321-4400

Fonte: Agência Caixa de Notícias