Câmara promove Missão Pedagógica para ensino sobre democracia 

Começa nesta segunda-feira (1º) a quarta edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento. Até sexta-feira (5), 60 professores de todo o País estarão em Brasília para participar do programa, promovido pela Câmara dos Deputados. O programa é destinado a professores do ensino fundamental e médio da rede pública e tem por objetivo capacitar esses profissionais para promoverem em sala de aula projetos de educação para a democracia.

Câmara promove Missão Pedagógica para ensino sobre democracia - Gibson Machado

A diretora da Coordenação de Educação para Democracia, Herycka Rocha, explicou que a seleção foi feita com 210 professores que participaram em suas escolas de um curso de 30 horas.

"Após a parte presencial vai haver outro módulo que é destinado ao desenvolvimento de projetos para serem implementados nas suas comunidades, nas suas escolas. Esse é um aspecto importante do programa porque a ideia é que gente trabalhe com eles projetos que depois vão ser implementados nos seus estados."

A cada edição do programa são selecionados 54 professores da rede pública de ensino de todo o Brasil – dois de cada estado e do Distrito Federal. Neste ano, além deles, seis educadores selecionados pelo programa Câmara Mirim, do Plenarinho – site infantil da Câmara –, também frequentarão o curso de formação.

Projetos

Gibson Machado, professor no Rio Grande do Norte, participou do programa em 2012. Em 2013, ele implantou um projeto de preservação do patrimônio arquitetônico e cultural no município de Ceará-Mirim.

"Eles passaram a pesquisar sobre isso aqui na cidade e a partir daí eles estão construindo propostas para serem apresentadas à Câmara Municipal e tentar transformar essas propostas em lei que protejam esse patrimônio", explica o professor.

Além do projeto "Ceará-Mirim – conhecer para preservar", durante a semana serão apresentados os projetos pedagógicos de professores de outras edições, como o Projeto "Jardinea – Cultivando Flores e Valores", o Projeto "Revitalizando o Conselho Escolar, um novo olhar sobre este colegiado" e o Projeto "VIVA+Democracia: Educação de Pares.”

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara