Senado faz esforço concentrado esta semana 

Os candidatos à reeleição no Senado farão uma pausa na campanha eleitoral, esta semana, para participarem do esforço concentrado na Casa. O Plenário terá sessão deliberativa na terça-feira (2), a partir das 14 horas, para votar o projeto que aumenta os percentuais de biodiesel e etanol misturados, respectivamente, ao óleo diesel e à gasolina. Ainda na pauta do Plenário o projeto que prevê aposentadoria especial para os servidores públicos com deficiência. 

Senado faz esforço concentrado esta semana - Agência Senado

Ainda na terça-feira, a CPI do Metrô faz reunião para escolher os nomes do presidente e vice-presidente da comissão. Criada em maio, a CPI deverá investigar denúncias de ilícitos, com o uso de recursos federais, em contratos de obras de linhas de trens e metrôs em São Paulo e no Distrito Federal. Na primeira reunião de instalação, em 6 de agosto, houve embate entre governistas e oposição.

Também na terça-feira (2), a CPI do Senado que investiga denúncias de corrupção na Petrobras reúne-se para deliberar sobre uma pauta com 392 requerimentos. Entre eles, o que pede averiguação nos cartórios do estado do Rio de Janeiro sobre a situação de imóveis da presidente da Petrobras, Graça Foster, e do ex-diretor da área internacional da estatal Nestor Cerveró.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) vai analisar também na terça-feira, entre outros itens, o Projeto de Lei que cria 969 funções gratificadas no Departamento de Polícia Rodoviária Federal. Também estão previstas reuniões deliberativas das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE); de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

A CDH também tem duas audiências públicas programadas, uma delas, na quarta-feira (3), a partir das 14 horas, para debater a escalada de violência contra ativistas de movimentos sociais que atuam na questão da exploração ilegal de madeira na Região Amazônica.

A Comissão Mista de Orçamentos (CMO) tem três reuniões previstas para esta semana. O principal item da pauta é relatório final do projeto de lei do Congresso Nacional que apresenta as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2015.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado