Ministra visita Central de Libras e abrigo para imigrantes no Acre

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ideli Salvatti, visitou na semana passada a Central de Libras do Acre, instituição mantida pelo governo do estado em parceira com a Secretaria, bem como um abrigo de imigrantes.

ministra da Secretaria de Direitos Humanos Ideli Salvatti - Reprodução

Desde o dia 10 de junho, quando foi firmado o convênio com a SDH/PR, 270 pessoas com deficiência auditiva procuraram a instituição, uma média de 3,4 atendimentos por dia.

Os intérpretes de libras acompanham essas pessoas, ajudando-as a acessar diferentes serviços públicos e privados. Na maioria dos casos, auxiliam em consultas médicas, para que os profissionais de saúde entendam melhor os sintomas dos pacientes.

Durante a visita, a ministra, conheceu as instalações conversou com os intérpretes. "Queremos que em todos os estados existam centrais de libras como essa", afirmou a ministra, que em seguida visitou a Organização de Centrais de Atendimento, órgão estadual que encaminha demandas da população. "Para isso, vamos incluir no Orçamento para o próximo ano. Nosso objetivo é garantir a melhoria da qualidade do atendimento às pessoas com deficiência."

Abrigo

No fim do dia, a ministra esteve em um abrigo de imigrantes na capital acriana. Acompanhada do secretário estadual de Direitos Humanos, Nilson Mourão, ela foi recebida com apresentação de danças típicas e conversou com os imigrantes ali presentes, a maioria de procedência do Haiti e de países africanos.

Ideli Salvatti dirigiu palavras de boas-vindas aos mais de cem imigrantes que lotaram o auditório do abrigo. "O Brasil sempre recebeu com carinho todos que quiseram vir para esta terra", afirmou. "Felizmente o Brasil tem hoje muitos empregos para oferecer aos brasileiros e aos imigrantes. Sejam bem-vindos à nossa pátria."

Fonte: Portal Brasil