Câmara realiza visitas com encenação sobre voto consciente 

As visitas guiadas ao Palácio do Congresso Nacional passaram a contar com uma novidade neste fim de agosto: a encenação de uma peça teatral interativa sobre a necessidade do voto consciente. A iniciativa se associa campanha "Quando seu deputado é eleito, você também é”, lançada pela Câmara dos Deputados na semana passada. O projeto Visita EnCena estende-se até o último fim de semana de setembro (27 e 28/9), o último antes do primeiro turno das eleições (5/10).

Câmara realiza visitas com encenação sobre voto consciente - Agência Câmara

Durante a visita, atores caracterizados de políticos interagem com os visitantes e abordam alguns fatos relevantes que aconteceram na Câmara e guardam relação com o direito ao voto, como a Constituinte. Tratam ainda de questões como representatividade e importância do voto para a democracia e a cidadania. O público participa manifestando sua opinião sobre os temas apresentados. Ao fim da visita possível tirar fotos em um cenário montado no Salão Verde, onde são projetadas imagens sobre o tema da campanha.

O Palácio do Congresso Nacional é um dos pilares da arquitetura monumental que dão forma à capital inaugurada em 1960. Está erguido na Praça dos Três Poderes, que tem este nome por também abrigar o Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo) e o Palácio do Supremo Tribunal Federal (instância máxima do Poder Judiciário).

Construído em terreno elevado, é visto de longe como culminância do Eixo Monumental que abriga a Esplanada dos Ministérios e rasga a cidade entre as suas porções norte e sul. Sede das duas Casas do Poder Legislativo e um dos mais famosos cartões postais do Brasil, o Palácio do Congresso Nacional é composto por duas cúpulas e duas torres de vinte e oito andares, que abrigam a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, onde os representantes do povo e dos estados, eleitos pelo voto direto, debatem e aprovam as leis do nosso país.

Educação para cidadania

O Programa de Visitação Institucional da Câmara é orientado por conceitos que vão além do turismo. Com foco na educação para a cidadania, tem como objetivo transmitir informações sobre a história política do Brasil, o processo de elaboração das leis e o patrimônio artístico e arquitetônico que integra os edifícios do Congresso Nacional.

Em visitas guiadas, o público tem acesso aos principais espaços do Palácio. A culminância do passeio é a chegada aos plenários das duas Casas, onde deputados e senadores discutem e votam os projetos de lei.

Nos salões e corredores da Câmara, são expostas obras de arte de valor inestimável. Ao alcance dos olhos, estão esculturas, quadros, painéis e outras criações de artistas como Di Cavalcanti, Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti e Oscar Niemeyer, todas integrantes do acervo permanente da Casa.

Nos diversos espaços e no Gabinete de Arte da Presidência, são promovidas exposições de artistas plásticos contemporâneos de várias regiões do Brasil, selecionados por edital público.

Serviço:
O Visita EnCena ocorre aos sábados e domingos, às 10h, 12h, 15h e 17h, com visitas partindo do Salão Negro do Congresso Nacional.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara