Dilma participa de evento da Contag e fala sobre agricultura familiar

Em coletiva à imprensa realizada após evento na Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), realizado nesta quinta-feira (28), em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, disse que a agricultura familiar passou a contar, em seu governo, com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

DILMA AMPLIARÁ COOPERATIVISMO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA AGRICULTURA FAMILIAR

Dilma disse que a agência ajuda as propriedades de pequeno porte a absorver tecnologia, melhorando a produtividade por meio de melhores práticas, como novas técnicas de plantio e de criação de rebanho.

“O futuro está centrado na ampliação do cooperativismo, ampliação da assistência técnica e da agroecologia na pequena propriedade rural brasileira, transformando essa propriedade numa grande produtora de alta qualificação técnica”, acredita Dilma Rousseff.

Os agricultores familiares também foram beneficiados pela política de compra governamental, por meio de dois instrumentos: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que atribuiu 30% da merenda escolar para ser fornecida por produtores familiares.

“Isso eleva o potencial de compra para um pouco mais de R$ 2 bilhões. Significa que o agricultor familiar tem segurança e tem condições de produzir mais e melhor”, aponta Dilma Rousseff.

Diálogo permanente

Para a presidenta, a Agricultura Familiar é peça-chave para o crescimento do Brasil, pois permite produzir alimentos de melhor qualidade, abastecer o mercado interno, garantir comida na mesa das pessoas e uma alimentação mais saudável. “Técnicas agroecológicas permitem ter boa produtividade. A produção de alimentos não briga com o meio ambiente. Tem grande possibilidade de ser feita de forma correta, respeitando as regras ambientais, mesmo nas grandes propriedades”, aponta Dilma.

Segundo Dilma, o diálogo do governo federal com os movimentos sociais do campo foi fundamental para formatar uma política consistente como a atual para a Agricultura Familiar. O resultado é um orçamento seis vezes maior para os produtores familiares e melhores condições de crédito para eles.

“Melhoramos as condições de crédito, primeiro, ampliando o prazo; e segundo, colocando juros entre 0,5% e 4%, portanto, abaixo da inflação. Terceiro, não só dando recursos para custeio e também para investimento. Para que o agricultor compre animais, máquinas como colheitadeiras e aquelas que refrigeram o leite; e as ordenhadeiras. Incentivando uma coisa que é fundamental na agricultura familiar: de um lado o cooperativismo e de outro a agroindústria dentro da propriedade ou associando propriedades”, explica a presidenta.

Dilma no encontro da Contag

No evento, Dilma Rousseff recebeu da diretoria da Contag as propostas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para o Brasil seguir mudando. Esse documento traz 13 diretrizes para avançar no desenvolvimento rural sustentável e solidário.

Dilma Rousseff foi recebida pelas Margaridas, que, de mãos dadas, fizeram uma corrente para conduzi-la ao palco. “É com muito carinho que as margaridas aqui presentes te recebem na nossa casa. As margaridas estão aqui com o rosto pintado, revestidas com o compromisso com a reeleição da companheira”, afirmou Alessandra Lunas, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, que falou em nome de todas as margaridas.

A dirigente aproveitou para destacar algumas políticas conquistadas para as mulheres trabalhadoras rurais durante os governos Lula e Dilma. “Parece ser fácil tirar identidade. Mas, no campo, é um desafio. E hoje mais de 1 milhão de mulheres estão documentadas. Este é um passo fundamental para a cidadania da mulher no campo. Comemoramos mais de 70% dos títulos do campo no nome das mulheres. Estamos agora, inclusive, nas comemorações da entrega das unidades móveis para o enfrentamento à violência no campo. Esperamos, em 2015, estar com a companheira Dilma reeleita na Marcha das Margaridas”, encerrou Alessandra.

O presidente da Contag, Alberto Broch, destacou os 50 anos de lutas e conquistas da Contag e sua importante participação nos principais momentos da agenda nacional, pela redemocratização do país, e por melhores condições de vida e trabalho para a população rural. “Quero dizer que as maiores conquistas que tivemos no campo brasileiro foram nos últimos 12 anos, desse projeto em curso no Brasil, capitaneado pelo presidente Lula e pela presidenta Dilma. Nos orgulhamos das políticas públicas conquistadas, como o Pronaf, o PAA, o PNAE, o Luz para Todos e o Água para Todos, dentre outros. Isso se deve à nossa luta, mas também ao governo que tem compreensão política para nos receber”, reconheceu.

Broch relembrou o processo de negociação do Grito da Terra Brasil desse ano. “Antigamente, tínhamos que trancar estradas para tentar conseguir uma audiência com a Presidência da República ou com algum ministério. No Grito da Terra 2014, sob a orientação da presidenta Dilma, sentamos com mais de 15 ministros e ministras”, explicou.

Fonte: Portal da Dilma e da Contag