Em programa, Dilma fala sobre Saúde e apresenta o Mais Especialistas

O programa de TV da coligação “Com a força do povo” da candidata à reeleição Dilma Rousseff desta quinta-feira (28) abordou fundamentalmente o tema Saúde. Apresentou as realizações do governo nesta importante área, como o Mais Médicos e o Pronab e ainda anunciou uma nova proposta, o programa Mais Especialistas.

Dilma mais especialistas

Dizendo que Dilma aponta o que está sendo feito e ainda o que precisa corrigir o que for necessário no Brasil, logo no início da propaganda foram exibidos trechos do primeiro debate entre os presidenciáveis, realizado na TV Bandeirantes, destacando em fragmentos realizações do seu governo em todas as áreas, como saúde, educação, mobilidade e moradia.

Sobre o papel de um presidente da República, Dilma disse que para ser chefe de Estado é preciso ter propostas concretas e não só discurso. “Um presidente terá de ser gestor, tomar posição, ele tem que resolver os problemas do Brasil” – o que seria uma alfinetada na candidata Marina Silva (PSB). Outra indireta a Marina e Aécio na propaganda ocorreu no momento em que a locutora disse que "ninguém quer a incerteza de uma aventura nem a volta ao passado".

Os principais trechos da fala da presidenta Dilma no debate foram sobre o combate à corrupção, a Petrobras e as obras de mobilidade já realizadas. “O compromisso do meu governo é uma luta incansável contra a corrupção, doa a quem doer”. “A Petrobras durante o período do governo Lula e o meu descobriu e explorou o pré-sal”.

Falando para o candidato Aécio Neves, do PSDB, Dilma cutucou: “Vocês disseram que tínhamos inventado o pré-sal, mas nós hoje, após três anos, estamos produzido 540 mil barris de petróleo/dia”. “Nós criamos as condições para um novo ciclo de crescimento do Brasil investindo em infraestrutura, além disso, o futuro exige um investimento pesado em Educação. Hoje as pessoas têm muito mais oportunidades, com acesso às universidades que nós criamos, mas também o estudante tem acesso ao Prouni e ao Fies. A educação hoje é o nosso caminho para o futuro”, falou Dilma no debate.

Saúde no Brasil

Em sua fala na propaganda, a presidenta afirma que "o Brasil é um dos poucos países do mundo com grande população que oferece saúde gratuita a todos os seus habitantes. O SUS é o maior sistema público de saúde do mundo, não é fácil mover essa estrutura gigantesca. Para ela funcionar bem, é preciso um trabalho conjunto do governo federal, estadual e municipal”.

Dilma disse ainda que o governo não está de "braços cruzados", citando um aumento do orçamento real da saúde e falou da realidade do atendimento no SUS. “Muito, mas muito mesmo ainda precisa ser feito para ajustar essa estrutura, para fazê-la funcionar bem. E assim, para que os brasileiros possam ter uma saúde de mais qualidade. Não estamos, nem nunca ficamos de braços cruzados. De 2002 para cá aumentamos o orçamento da saúde em 97% em termos reais. Garanti por lei que 25% dos recursos do petróleo sejam investidos, dentro de pouco tempo, na saúde”.

Quem mais precisa de saúde apoia o Mais Médicos

Dilma informou que o programa Mais Médicos chegou aos mais longínquos lugares do Brasil, “desde pequenos munícipios do Nordeste e do Sul do país até comunidades indígenas na Amazônia".

“Mas ao contrário do que muita gente pensa, o programa beneficia principalmente as periferias das grandes cidades”. A maior demanda veio de São Paulo”, informa Dilma, o estado mais rico do país.

A propaganda mostrou como o programa faz a diferença através de depoimentos dos médicos brasileiros e cubanos no posto de saúde da periferia de Guarulhos, no Jardim Jaci.

Nova Proposta, o Mais Especialistas

Dilma afirmou que "o mais urgente é combater a demora na realização de exames e consultas com especialistas" e, por isso, prometeu criar o programa Mais Especialidades – uma rede de clínicas que vai concentrar especialistas e estrutura para a realização de exames. Ela disse ainda que vai discutir uma reforma federativa para redistribuir papéis da União, estados e municípios em áreas como a Saúde e a Educação.

Da redação do Vermelho