Luciana Santos: Luz para Todos vence passado e constrói futuro 

Imagina se você não pudesse ver televisão. Nem curtir qualquer coisa na internet. Se fosse obrigado a acender uma vela para estudar à noite. Se não tivesse direito de tomar uma água gelada ou um banho quente. 

Luciana Santos: Luz para Todos vence passado e constrói futuro

Parece a realidade do século 19, mas era a situação vivida por boa parte da população do interior do país até pouco tempo atrás. O Programa Luz para Todos, criado em 2003 pelo governo Lula, quando a presidenta Dilma ainda era ministra de Minas e Energia, garantiu acesso de energia elétrica a 12,2 milhões de brasileiros.

Além dos benefícios básicos como comprar geladeiras, televisões, computadores; pequenos produtores uniram-se em cooperativas e, graças ao crédito facilitado, investiram em trituradores de ração, freezers para conservar o pescado, sistemas de irrigação etc. O Luz para Todos é uma espécie de máquina do tempo: ajuda a vencer o passado e construir o futuro.

A deputada federal e candidata à reeleição, Luciana Santos (PCdoB-PE), apoia a política que rege programas para garantir energia a toda população. Além do Programa Luz para Todos, a parlamentar atuou pela aprovação na Câmara dos Deputados da Medida Provisória que reduziu a tarifa de energia elétrica.

“A energia corresponde a cerca de 3,3% do cálculo do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), e tem impacto direto na vida do usuário. No estado de Pernambuco, a medida garantiu o abatimento de 18,4% na tarifa, fora o beneficio ao setor produtivo – uma medida importante para estimular a produção e a competitividade da nossa indústria”, argumenta a parlamentar.

Ele destaca que muitas localidades ainda não foram alcançadas pelo Programa, o que a obriga a manter a luta para que os benefícios cheguem a todos os brasileiros. São priorizadas pelo Luz para Todos as pessoas domiciliadas em áreas de concessão e permissão cujo atendimento resulte em elevado impacto tarifário, de acordo com critérios a serem definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Também podem ser atendidos pelo Luz para Todos, as pessoas atendidas pelo Programa Territórios da Cidadania ou pelo Plano Brasil Sem Miséria, em sua ampla maioria localizadas nas regiões Norte e Nordeste; e os projetos de eletrificação em assentamentos rurais, comunidades indígenas, quilombolas e outras comunidades localizadas em reservas extrativistas; além de escolas, postos de saúde e poços de água comunitários.

Da Redação em Brasília
Com informações da Assessoria da Candidata