Pesquisa Ibope aponta alteração na disputa eleitoral

Pesquisa do Ibope divulgada no início da noite desta terça-feira (26) aponta a presidenta Dilma Rousseff (34%) à frente da disputa eleitoral, mas o quadro altera em relação às pesquisas anteriores à morte de Eduardo Campos, e tem agora Marina Silva (PSB) no segundo lugar, com 29%, uma diferença de dez pontos de Aécio Neves (PSDB) que soma 19% das intenções de voto.

Dilma Marina e Aécio

Em relação à pesquisa anterior, do dia 8, Dilma e Aécio perderam quatro pontos cada, enquanto Marina, que substitui Campos, ganhou 20 pontos. Pastor Everaldo (PSC) continua com 1%, assim como Luciana Genro (Psol). 

Na pesquisa espontânea – em que o nome do candidato não é apresentado –, Dilma aparece com 27%. Marina está com 18% e Aécio, com 12%. Os indecisos, que representavam 43%, agora somam 28%.

A avaliação do governo Dilma apontou oscilação positiva: os que acham a gestão ótima ou boa subiram de 32% para 34%, enquanto os que a consideram ruim ou péssima caíram de 31% para 29%. O índice regular passou de 35% para 36%, e 2% não souberam responder.

Encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR 428/2014. Foram entrevistados 2.506 eleitores, entre sábado (23) e esta segunda-feira (25), em 175 municípios. A margem de erro é de até dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Com informações da RBA