Palestina, Venezuela e Cuba recebem apoio de estudantes no 17º Clae 

Mais de três mil jovens de 23 países participantes no 17º Congresso Latino-Americano e Caribenho de Estudantes (Clae) expressaram aqui sua solidariedade com Palestiniana e enviaram mensagens de apoio a Venezuela e Cuba.

homenagem a Chávez Clae - Mateus Fiorentini

"A Palestina tem e terá na cada estudante latino-americano um soldado de sua causa, disse o presidente da Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), Ricardo Guarda, ao ler a declaração final do encontro.

O documento resume as pronuncias e debates de quatro dias de trabalho do CLAE e denuncia a ingerência no processo de transformações sociais da Venezuela, ao mesmo tempo que destaca o apoio do movimento estudantil a esse projeto.

Em sua intervenção na praça da Revolução desta capital, o presidente da Oclae reiterou o respaldo e a solidariedade dos estudantes com o projeto social cubano, nunca detido porque tem o apoio de todo um povo, disse.

Mesmo assim, repudio os planos subversivos contra Cuba que desenvolve a agência USAID dos Estados Unidos e exigiu a imediata libertação dos Cinco cubanos presos desde 1998 na nação nortenha.

Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando González, foram detidos por dar rastreamento a grupos que organizavam e financiavam ações terroristas contra Cuba.

Leia também:
Com participação de Socorro Gomes, 17º Clae discute a paz na Colômbia

Só René e Fernando voltgaram a seu país após cumprir de forma íntegra sua condenação.

Os estudantes manifestaram-se também a favor do fim da ocupação das Malvinas argentinas pelo Reino Unido, na contramão dos fundos buítres, e apoiaram a solicitação de Bolívia de uma saída ao mar.

De igual forma, declararam que a educação não é uma mercadoria e exigiram qualidade e acesso livre à mesma, toda a vez que ratificaram a luta contra o sistema capitalista e propuseram como alternativa uma sociedade equitativa, digna e com justiça social.

Esta edição do Clae esteve dedicada ao falecido presidente venezuelano Hugo Chávez e segundo os organizadores é também um reconhecimento aos 100 anos do movimento estudantil nicaraguense e aos 50 da Federação de Estudantes de Secundária.

Fonte: Prensa Latina