Jandira debate situação de estaleiro com trabalhadores  

A deputada federal e candidata à reeleição, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que tem acompanhado desde o início a luta dos trabalhadores do Estaleiro Ilha do Governador (EISA) participou de audiência pública com trabalhadores na Assembleia Legislativa (Alerj), o Sindicato dos Metalúrgicos (Sindimetal/RJ) e parlamentares. A reunião foi marcada por notícias sobre a retomada das atividades.

Jandira debate situação de estaleiro com trabalhadores

Jandira reforçou sua luta na defesa da economia fluminense: “Primeiro temos que lutar até o fim para que a empresa honre com o pagamento dos salários, e em seguida formular um plano de recuperação para que a empresa continue funcionando já que a indústria de construção naval é fundamental para o desenvolvimento da economia fluminense”, afirmou Jandira, destacando que “há doze anos atrás o governo neoliberal de FHC tentou acabar com este setor.”

O presidente do Sindimetal/RJ, Alex Santos, deu duas boas notícias para os trabalhadores: Na quinta-feira (21) foi liberado recursos para pagar os salários de junho e julho e um terço das férias, e na segunda-feira (25) será pago o vale-alimentação de agosto.

“A empresa também convocou um grupo de encarregados de manutenção para arrumar o estaleiro com vistas ao retorno de todos os trabalhadores marcado para a próxima quinta-feira (28)”, anunciou o dirigente sindical.

O coordenador da comissão de fábrica do Estaleiro Eisa, Luiz Oliveira, fez um breve histórico do movimento e ressaltou a indignação dos trabalhadores com a situação de dificuldades que estão passando.

“Dentro da economia carioca o segmento do setor naval é fundamental para impulsionar a Marinha Mercante e a área do petróleo. Por isso é inadmissível a omissão e apatia do Governo do Estado com a situação de 3,2 mil trabalhadores que estão sem receber há dois meses os seus salários e os benefícios. Enquanto isso os gestores da empresa receberam recursos para construírem várias embarcações de navio e ninguém sabe para onde foi o dinheiro”.

Da Redação em Brasília
Com informações do www.sigajandira.com.br