Instituto Jango inaugura representação em São Paulo

Com a participação de sindicalistas e lideranças do movimento social, o Instituto João Goulart inaugurou a sua representação em São Paulo, nesta quarta-feira (20). João Vicente Goulart, filho de Jango, esteve presente no ato e destacou a importância da unidade paulista para a construção do Memorial Liberdade e Democracia João Goulart, em Brasília.

Instituto Jango SP - Agência Sindical/Claudio Omena

“É um momento de muita felicidade, pois estamos ampliando o apoio, principalmente no meio sindical, para a construção do memorial. É muito importante o resgate da história do Jango, da luta política e das reformas de base”, disse João Vicente, enfatizando que o Memorial será um espaço democrático e interativo que “vai fortalecer a participação da sociedade na construção do futuro do País”.

Leia também
Campanha visa construção do Memorial a João Goulart

O Instituto iniciou uma campanha de arrecadação para a construção do memorial, que tem projeto de Oscar Niemeyer. Com base na Lei Rouanet, a arrecadação é aberta a todos os cidadãos, seja pessoa física ou jurídica, com contribuição a partir de R$ 10,00.

Reforma de base

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, José Pereira dos Santos, um dos parceiros da iniciativa, ressaltou a importância da participação do movimento sindical. “Temos que resgatar a história do Brasil e o movimento sindical não pode deixar de lado a origem do trabalhismo brasileiro. As reformas de base, propostas por Jango, não foram feitas e deixaram uma lacuna que precisa ser preenchida”, declarou Pereira.

João Vicente, Pereira, o jornalista João Franzin
e Milton Cavalo, do Centro de Memória Sindical

As reformas de base, citada por Pereira, foi um programa lançado pelo governo de Jango, em 1962, chamado de Plano Trienal, que promovia uma série de medidas econômicas e sociais ampliando a ação do Estado na economia. A reforma incluía as reformas bancária, fiscal, urbana, eleitoral, agrária e educacional.

Estabelecia também o controle dos investimentos estrangeiros por meio da regulamentação das remessas de lucros para o exterior.

 

O escritório do Instituto João Goulart em São Paulo fica à rua Dr. Vila Nova, 327, 1º andar, conjunto 13, Vila Buarque.

Redação do Portal Vermelho, Dayane Santos
Com informações da Agência Sindical