Comissão de Direitos Humanos debate destino do prédio do Dops

Com o tema "Espaços de Verdade e Memória do Rio de Janeiro", a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CDDHC) da Alerj, juntamente com a Comissão Estadual da Verdade Rio, realizará nesta terça-feira (19), às 10h, uma audiência pública sobre o prédio do Dops.

Dops no Rio de Janeiro - EBC

A ideia é debater o destino do antigo espaço que abrigou o Departamento de Ordem Política e Social durante a ditadura militar para a formação de um novo local de memória na cidade.

"É importante preservar essa triste página da nossa história para que ela nunca mais se repita. O Rio deve seguir o exemplo de São Paulo e criar o seu memorial da resistência. Uma necessária homenagem aos que lutaram pela democracia", afirmou Marcelo Freixo, presidente da CDDHC. O encontro será na sala 316, do Palácio Tiradentes ( Rua 1º de março, s/nº).

Já confirmaram presença Fernando Vila Pouca, chefe de Gabinete da Polícia Civil; Cyro Advincula, curador do Museu da PCERJ; Nadine Borges, integrante da Comissão Estadual da Verdade.

Também estarão presentes Fernanda Pardal, do Grupo de Trabalho Dops da Comissão Estadual da Verdade, e Paulo César Ribeiro, do Coletivo OcupaDops.

Fonte: Jornal do Brasil