Padilha reforça compromisso com projetos para dependente químico 

Nesta sexta-feira (15), o candidato ao Governo do Estado pela coligação "Para Mudar de Verdade" (PT-PCdoB-PR), Alexandre Padilha, visitou o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas Alvarenga, em São Bernardo do Campo. Padilha destacou que à frente do Governo do Estado também irá apoiar iniciativas desta natureza, em substituição aos modelos antigos de hospitais psiquiátricos e manicômios. 

Padilha reforça compromisso com projetos para dependente químico

Após visita ao local, acompanhado da secretária de Saúde do município, Odete Gialdi, Padilha, médico infectologista, destacou a importância de se oferecer um atendimento descentralizado a quem tem problemas com álcool e drogas, entre outros problemas psiquiátricos, 24 horas por dia, conforme feito nesta unidade.

"Nossa candidatura vai mostrar para a população do Estado de São Paulo uma proposta de tratamento para aliviar o sofrimento das pessoas que são vítimas do abuso de drogas e suas famílias ou qualquer outro transtorno psiquiátrico com o foco de reconstruir o projeto
de vida das pessoas, mais perto de suas casas, sem deixá-las enclausuradas por meses ou até por anos, sem recuperar a identidade", declarou Padilha que, quando ministro da Saúde, fez parceria com o Ministério Público para que o governo paulista assumisse compromisso pelo fim dos manicômios e dos hospitais psiquiátricos.

Serviços dos CAPs

Os CAPS são serviços abertos destinados a prestar atenção diária a pessoas com transtornos mentais, oferecendo atendimento à população, acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos
laços familiares e comunitários. Também atendem aos usuários em seus momentos de crise e apoiam usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento.

"Antes, esse CAPS funcionava até 18h. No Ministério da Saúde, quando lançamos o programa 'Crack, é possível vencer', estabelecemos a possibilidade de parceria com o Governo Federal para que a pessoa que abusa de álcool ou drogas possa ficar na unidade em períodos mais críticos com acompanhamento constante", comentou Padilha.

Inaugurado em 2012, o CAPS Alvarenga foi transferido neste ano para uma nova unidade que tem dormitórios para os pacientes, entre outros serviços, atendendo cerca de 480 pessoas. "Colocamos no Ministério da Saúde R$ 500 milhões à disposição de São Paulo, tanto para o Estado quanto aos municípios. Infelizmente, o atual governo do Estado de São Paulo não estabeleceu as parcerias."

"Quero ser governador para apoiar este tipo de atendimento que é o modelo ideal, não o que estabelece longas internações como o hospital Lacan", disse Padilha, referindo-se ao hospital mantido em parceria pelo Governo do Estado em São Bernardo do Campo.

Horário eleitoral

Questionado sobre o desempenho da pesquisa do Datafolha pelos repórteres que acompanharam a vista, Padilha destacou que os índices estão dentro do previsto para este período pré-início do horário eleitoral e que seu nome ganhará mais projeção com o início, no próximo dia 19, dos programas no rádio e na televisão.

"Existe um desconhecimento do meu nome. Nossa mensagem precisa chegar a quem apoia a presidenta Dilma e o presidente Lula. E a cada Datafolha estou subindo, num ritmo pré-programa de TV. Tenho feito muitas agendas de rua e vejo que as pessoas ainda não estão envolvidas com eleição. Isso muda com o horário eleitoral", declarou.

Da Redação
Com informações da Ass. do Candidato