O centenário de Aracy de Almeida, a preferida de Noel Rosa

Aracy de Almeida completaria, se viva fora, seu centenário em 19 de agosto de 2014. Por sua importância para o samba e música popular brasileira, desde o começo de 2014 vimos envidando esforços para que "O Samba em Pessoa" tenha a data de seu nascimento comemorada como ela bem o merece.

Por Elson Rezende e Luciano Hortencio

Aracy de almeida
Já postamos aqui As primeiras gravações de Aracy de Almeida e estamos editando vários vídeos com interpretação da querida "Araca". Nossa preocupação maior é mostrar Aracy como ela foi durante toda sua vida e não somente com a imagem caricaturesca que ela mesma se impôs quando, nos últimos anos de sua vida, foi jurada de programa de calouros. Ela mesma brincava dizendo não ser mais cantora e sim palhaça do Programa Sílvio Santos.
 
 

Aracy de Almeida
 
Como existem poucas fotos de Aracy em sua juventude e, assim mesmo, não são de excelente qualidade, pedimos ao amigo Elson Rezende de Mello, jornalista, caricaturista, chargista e ilustrador, que nos fizesste ilustrações condignas da grande Aracy de Almeida, a fim de que se possa dela ter uma recordação que não seja estereotipada. Graças ao espírito de colaboração do amigo referido, temos aqui essas belas ilustrações.
 
Aracy é sempre lembrada como a preferida intérprete de Noel Rosa, disputando a honraria com Marilia Baptista. Amiga fidelíssima do grande compositor, dele gravou inúmeros sambas e composições. Adoramos as interpretaçõs de Aracy para as músicas do Poeta da Vila, porém aqui traremos vídeos com interpretações de músicas de outros artistas, mostrando assim que Aracy foi a grande intérprete de Noel, porém foi muito mais que isso. Foi uma das melhores intérpretes de sua época.
 
 
A nosso pedido, o amigo Elson Rezende fez ainda uma ilustração especial para ser utilizada como foto de capa do Facebook. Foi elaborada de um modo que não atrapalhe a visualização da foto de perfil. Seria uma grande homenagem para Aracy de Almeida que grande número de usuários colocasse a ilustração acima como foto de capa do Facebook. Seria ainda uma forma de agradecer a colaboração de Elson Rezende, que prestou esse relevante serviço para a divulgação do centenário de Aracy de Almeida.

Ver e Ouvir

Fonte: Jornal GGN