Encontro estuda alternativas para reservatórios do Paraíba do Sul

Reunião na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, debaterá alternativas para a operação dos reservatórios do sistema Paraíba do Sul, com vistas a estudar a viabilidade de interligação do reservatório do rio Jaguari, localizado em Igaratá (SP), ao reservatório Atibainha, localizado em Nazaré Paulista (SP), que integra o Sistema Cantareira.

O Rio Paraíba do Sul está com o nível mais baixo, por causa de uma manobra da Cesp, a empresa de energia de SP, que está represando água
Foto: Helen Souza / Folha da Manhã / Agência O Dia

O objetivo dos encontros técnicos realizados na ANA é formular uma proposta estruturante que aumente a segurança hídrica para todos os usuários da bacia.

O evento deu sequência à reunião realizada na sede da ANA em 15 de julho, com a presença dos secretários de recursos hídricos e/ou meio ambiente dos três estados que dividem a bacia (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), na qual ficou definido por consenso que um grupo técnico terá até o fim de setembro para apresentar uma proposta conjunta.

Em 9 de abril, a ANA promoveu a primeira reunião técnica entre as partes com o objetivo de harmonizar dados hidrológicos, demandas futuras e qualidade da água na bacia, para que os estados avaliem o projeto com base nos mesmos dados de referência.

Bacia do Paraíba do Sul

A bacia do rio Paraíba do Sul tem uma área de aproximadamente 62.074km² e abrange 184 cidades, sendo 88 em Minas Gerais, 57 no Rio de Janeiro e 39 em São Paulo. O rio Paraíba do Sul resulta da confluência dos rios Paraibuna e Paraitinga, que nascem no Estado de São Paulo, a 1.800 metros de altitude. O curso d’água percorre 1.150km, passando por Minas, até desaguar no Oceano Atlântico em São João da Barra (RJ). Os principais usos da água na bacia são: abastecimento, diluição de esgotos, irrigação e geração de energia hidrelétrica.

Fonte: Agência Nacional de Águas