Comissão da Verdade investiga repressão à Guerrilha do Araguaia 

A Comissão Nacional da Verdade realiza em Brasília, nesta terça-feira (12), audiência pública sobre as graves violações de direitos humanos cometidas na repressão à Guerrilha do Araguaia, um dos episódios mais violentos da ditadura militar, que resultou em prisões ilegais, torturas e dezenas de mortos e desaparecidos políticos na primeira metade dos anos 1970.

Comissão da Verdade investiga repressão à Guerrilha do Araguaia - CNV

Para apurar as violações de direitos humanos cometidas contra integrantes da Guerrilha do Araguaia e contra a população local, que resultaram na morte e desaparecimento de camponeses e de militantes do PCdoB que atuavam na região, serão ouvidos testemunhos de sobreviventes das operações militares e de familiares de vítimas da repressão política.

Quatro militares que protagonizaram a repressão à guerrilha foram convocados pela CNV para prestar depoimento: Sebastião Rodrigues de Moura – mais conhecido como "Major Curió"; Leo Frederico Cinelli, Thaumaturgo Sotero Vaz e José Conegundes do Nascimento.

A CNV tem apurado e identificado, com base em documentos e depoimentos, as circunstâncias dos desaparecimentos e mortes ocorridos na região do Araguaia, assim como sua autoria. A audiência pública quer obter informações que ajudem a elucidar aspectos importantes do episódio.

A CNV realiza ainda neste mês de agosto, diligência de visita à chamada "Casa Azul", localizada no município de Marabá (PA), imóvel pertencente ao DNER que serviu como base do CIE (Centro de Informações do Exército) e centro clandestino de tortura e morte durante as operações militares contra a guerrilha do Araguaia.

Nos meses de agosto e setembro, a CNV realizará também novas tomadas de depoimentos de agentes do estado relacionados à repressão à guerrilha do Araguaia.

Serviço:
Audiência Pública sobre graves violações de direitos humanos na repressão à guerrilha do Araguaia
Data: Terça-feira, 12 de agosto
Horário: 9h30
Local: Auditório do CNTC – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, na Av. W5 – SGAS, 902, Bloco C – Brasí­lia – DF

Fonte: CNV