Capistrano: Fidel: Uma longa trajetória de luta

Nem um lider político mundial, durante os ultimos 50 anos, teve uma importância e uma permanencia no topo do cenario político internacional igual ao ex-chefe do governo cubano Fidel Castro. Desde 1959 que a sua presença na cena política da América Latina e mundial é constante e influente.

Fidel Castro - Reprodução
Durante todo esse tempo, até hoje, Fidel tem sido um pesadelo para os ocupantes da Casa Branca. Desde o presidente Eisenhower (1953/1961) passando por Kennedy, Johnson, Nixon, Ford, Carter, Reagan, Bush. Clinton, Bush Jr e Obama, Cuba e Fidel estiveram presente na pauta do governo norte-americano e nas ações da CIA.

Fidel e a Revolução Cubana têm sido uma pedra no meio do caminho dos interesses imperialista ianque, não só no continente latino-americano, mas, em todo mundo. Mesmo com o afastamento do comando do governo do seu país, por questões de saúde, Fidel continua a ter influência nas questões internacionais, sua palavra continua a ser ouvida e suas reflexões, sobre temas diversos, publicadas nos diversos meios de comunicação em todo o mundo, são sempre bem aceitas por todos os que tem compromisso com a paz e a justiça social.

O que mais impreciona nessa longividade é que liderando uma revolução vitoriosa em um pequeno país latino-americano, uma pequena ilha localizada nas antilhas, sem fontes energiticas, nem riquezas que justificasse a sua influência no conturbado mundo pós-guerra, durante e pós toda “guerra fria”, Fidel se destacou como Davi na luta contra Golias, tranformando-se no símbolo de resistência a sanha imperialista e neo-colonialista das potências capitalistas, desafiando o seu poderoso vizinho, uma espécie de dono do mundo, o governo ianque.

Fidel nasceu no dia 13 de agosto de 1926, portanto, neste ano da graça de 2014, comemoramos os seus 88 anos de vida. Velhinho, com a saúde fragil, mas muito lúcido, Fidel continua recebendo as lideranças internacionais que visitam seu país e fazem questão de visita-lo, cumprimenta-lo e escuta-lo, recentemente recebeu a visita do presidente Russo, Vlademir Putin e do lider da China, XI Jinping. As lideranaçs políticas, religiosas e sindicais, de diversas partes do mundo, que sempre estão indo a Cuba aproveitam para conversar com ele e ouvir a sua opinião sobre temas diversos de interesse geral.

Como todo homem público, Fidel é amado e odiado, com uma diferença, ele é muito amado pela maioria do seu povo e por todos os que tiveram a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente ou através da sua trajetória de vida, claro que é odiado pelos opositores do governo cubano.

Fidel é uma personagem singular de lider revolucionário, estadista e dirigente maior da mais importante revolução ocorrida no mundo na segunda metade do século 20. Cuba, sob a sua liderança, participou da luta pela independência das colonias africanas, apoiou as lutas contra as ditaduras latino-americanas. Durante a “guerra fria” Cuba passou a ser um simbolo de resistência ao domínio colonial e imperialista.

Transcrevo um pequeno parágrafo da orelha do livro, Fidel Castro: Biografia a duas vozes, do jornalista espanhol Ignacio Ramonet, escrito por Emir Sader – “Nenhuma figura pública contemporânea provoca ao mesmo tempo tanta admiração e ódio, tanta atração e repulsa. Nenhum outro se iguala a ele em estatura, encarna a trajetória do seu povo e do seu país, ou as lutas da América Latina, da África e Ásia.”.

Acompanho a vida de Fidel e a história de Cuba desde 1959, tenho por ele e pelo povo cubano uma grande estima e admiração.
 

Antonio Capistrano – foi reitor da UERN (1987/1989)