UERJ lança "manchetômetro" e revela bombardeio da mídia contra Dilma

Dados publicados pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP),da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), revelam a linha de cobertura agregada de grandes jornais nacionais (Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo) no que toca os candidatos da corrida presidencial.

manchetometro

No Gráfico 1 (ao lado) um observamos os dados agregados da pesquisa, que avaliou o período de janeiro a julho de 2014. Entre janeiro e julho de 2014, Dilma Rousseff (PT) foi bombardeada com 182 manchetes negativas nos respectivos jornais, contra 18 manchetes para Aécio Neves (PSDB) e 15 para Eduardo Campos (PSB).

Ou seja, a pesquisa revela que a candidata a reeleição  pelo PT ganha de longe com o número de manchetes negativas à sua campanha e ao trabalho realizado pelo seu governo. Situação muito difirente do que ocorre com os seus dois principais oponentes nesta campanha, os candidatos do PSDB e do PSB.

Em seguida, o Grupo separou a cobertura entre antes e depois do inicio da campanha eleitoral, para tornar possível a identificação de mudanças de tendência. Ver Gráfico 2 abaixo.

Também foi apresentado o gráfico da série temporal, que permite observar a evolução das valências positiva e negativa na cobertura jornalística. Ver Gráfico 3 abaixo.

O website do Manchetômetro, ferramenta criada pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), é um grupo de pesquisas sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Para acessar mais dados da pesquisa link aqui.

Da Redação do Portal Vermelho
Joanne Mota