Aposentadoria de Joaquim Barbosa é publicada no Diário Oficial

A aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa foi publicada nesta quarta-feira (31) no Diário Oficial da União. Em sua última sessão como presidente do STF, no dia 1º de julho.

Joaquim Barbosa - Reprodução

Em maio, ele anunciou que se aposentaria antecipadamente em julho, após 11 anos como ministro da Corte. Barbosa se aposenta com apenas 59 anos e poderia continuar na Corte até a aposentadoria compulsória, em 2024, quando completa 70 anos.

Ele ocupou a presidência da Corte e do Conselho Nacional de Justiça desde novembro de 2012. O ministro foi indicado à Suprema Corte em 2003, no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Barbosa ficou conhecido ao julgar a “Ação penal 470”. Os réus foram julgados e condenados, porém, até hoje, nenhuma prova foi apresentada. Ele foi acusado de perseguição politica de membros do Partido dos Trabalhadores (PT).

Influência

O ex- presidente do STF gerou muitas divergências e foi acusado de partidarizar a instituição a beneficio dos seus interesses pessoais. O processo do Mensalão do PSDB, que denunciou práticas de corrupção do então governador de Minas e tucano Eduardo Azeredo em 1998, não foi votado no STF e voltou para Minas.

Nesta sexta-feira (1º) ocorre a eleição do novo presidente do Tribunal. Pela tradição do órgão, os ministros devem escolher o presidente interino e atual vice-presidente, Ricardo Lewandowski, por ser o integrante mais antigo que ainda não presidiu o colegiado.

Laís Gouveia, da redação do Vermelho com agências.