Dilma: a tortura é um câncer que compromete toda a sociedade

Durante pronunciamento em cerimônia de posse dos membros do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), a presidenta Dilma Rousseff falou da importância de se repudiar o torturador e endossou o crime como hediondo.

Dilma sobre tortura - Foto: Blog do Planalto

Emocionada, Dilma reafirmou “(…) A tortura e a morte por tortura é das coisas mais hediondas que a gente pode conceber que se pratique contra um ser humano. E, sobretudo, é importantíssimo a nossa consciência de que uma sociedade que tortura é uma sociedade que se corrói por dentro, que se devora por dentro.”

A mandatária ainda disse que o país nunca esteve tão preparado para combater e prevenir a tortura e destacou que a nomeação dos integrantes CNPCT e que o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (SNTPC) fazem parte de processo de mudança da percepção no Brasil quanto ao tema.

“A experiência demonstra que a tortura é como um câncer, ela começa numa célula, mas compromete toda a sociedade. Ela compromete quem tortura, o sistema que tortura, compromete, obviamente, o torturado, porque afeta, talvez, a condição mais humana de todos nós, que é sentir dor, e destrói os laços civilizatórios da sociedade. Por isso, para nós é necessariamente um momento de autoconsciência combater e eliminar a tortura no nosso país”, ressaltou a presidenta.

Da Redação em São Paulo
Com informações do Blog do Planalto