Minas sedia 25º Festival de Música Colonial Brasileira

Juiz de Fora (MG) é palco do 25º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, que será realizado até este domingo (27). O evento apresenta programação gratuita com mais de 30 concertos de músicos brasileiros e estrangeiros. O projeto busca resgatar a memória musical do Brasil através da divulgação e preservação da música colonial brasileira.

Orquestra - Reprodução

Os concertos vespertinos e noturnos serão realizados em teatros, igrejas e em locais ao ar livre, como o Calçadão da Rua Halfeld e a Concha Acústica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Como parte da programação, todas as noites o festival vai apresentar um concerto com convidados. Entre as atrações internacionais, o destaque é o cravista holandês Jacques Ogg, que fará um recital dedicado a Carl Phillip Emmanuel Bach, em comemoração aos seus 300 anos. Também integram a programação gratuita as apresentações do Helsinki Baroque, da Finlândia, do Quinteto Villa-Lobos (RJ), da Orquestra Petrobras Sinfônica (RJ), do Coral Jovem do Estado de São Paulo (SP), da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e da Orquestra de Câmara Sesiminas (MG). Antes destes concertos, às 19h30, o público poderá participar de bate-papo com um dos organizadores do festival, o professor Rodolfo Valverde.

Durante o festival, cursos e palestras serão ministrados para cerca de 700 alunos por um grupo de quase 50 professores brasileiros, holandeses, franceses e norte-americanos. Outra atividade são as chamadas máster classes, encontros entre músicos que desejam aprimorar técnicas. Além disso, os professores e músicos farão apresentação todos os dias, em diversos locais de Juiz de Fora.

10° Encontro de Musicologia Histórica

Entre os dias 18 e 20 de julho, será realizado 10° Encontro de Musicologia Histórica, que integra a programação do 25º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Nove trabalhos foram selecionados por uma comissão formada por pesquisadores, professores e coordenadores do evento para serem apresentados durante o encontro que, neste ano, tem como tema "Theoria e Praxis na Música: Uma antiga dicotomia revisitada".

O 10° Encontro de Musicologia Histórica é coordenado pelos professores Marcos Holler, Luís Otávio Sousa Santos e Rodolfo Valverde. O evento acontece no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAMM), em turnos da manhã e da tarde.

Fonte: Agência Petrobras