PCdoB nas eleições: número de candidatas supera média nacional

De acordo com dados publicados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é a legenda com maior número de mulheres candidatas nas eleições de 2014. Ao todo serão 263 candidatas comunistas nestas eleições, o que equivale a 32,19%, dado que supera a média nacional, que é 30,15%. 

Joanne Mota, da Redação do Vermelho

Eleições 2014 LOGO DO VERMELHO

Ainda de acordo com os dados do TSE, 25.124 concorrerão a algum pleito, sendo que destes 69,85% são homens,  17.549 candidatos, e 30,15% são mulheres, 7.575 candidatas. O TSE destaca que quando comparamos com as eleições de 2010, o número de mulheres em disputa nestas eleições apresenta um crescimento de 46,5%.

Relatório da Comissão Nacional de Organização do PCdoB (CNO), foram registradas junto ao TSE 848 candidaturas, sendo destas, 762 candidatos a deputado estadual, 80 a deputado federal, 1 candidato ao governo, 2 ao Senado e 3 candidatos a vice-governador. Esses dados refletem 3,28% dos pleitos cadastrados em todo o país. Lembrando que as candidaturas ainda precisam passar pela aprovação do TSE.

O secretário nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, declarou ao Vermelho que os números revelam forte avanço do Partido nestas eleições. “O partido cresceu, se interiorizou. Além disso, chama a nossa atenção que dos 762 candidatos a deputado estadual, 420 estão concentrados em 7 estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Ceará e Bahia). Um dado muito importante e que revela o posicionamento do PCdoB nesta disputa”.

Ele ainda informou que cerca de 58% dos candidatos a deputado estadual concorrerão com chapa própria. “Isso representa uma afirmação do Partido”, ressaltou. Sorrentino ainda comemorou o número de candidaturas femininas. “O Partido mais uma vez mostra seu compromisso com as mulheres. Essa luta é antiga e o PCdoB sempre esteve na linha de frente”, indicou.

Mais mulheres na política

Em entrevista ao Vermelho, a secretária nacional da Mulher do PCdoB reafirma que as eleições se traduzem em um momento decisivo para as mulheres darem um salto na sua participação. O número de candidatas comunistas reflete o compromisso de lutar para que os partidos cumpram a cota mínima de candidaturas para cada sexo.

Ela lembra que o avanço das mulheres nas trincheiras do Partido é fruto de ação programada desde a base. “O Partido entende que não há democracia sem a participação democrática, ou seja, as mulheres têm seu papel na história e como tais precisam ser reconhecidas”.

"As mulheres brasileiras são 51% da população e do eleitorado, mas são apenas 10% do Congresso Nacional, a juventude representa 2%, os negros e negras apenas 8%, portanto, esses números refletem a centralidade da luta pela ampla e democrática participação na política", asseverou a dirigente.

Liège Rocha ainda avisou "a organização das mulheres é fundamental para o avanço do país. E por que digo isso? Digo porque tudo o que nós conquistamos no Brasil para as mulheres foi com muita organização e luta, de modo que essa eleger essas 263 candidatas contribuirá para ampliar a inserção da mulher nos espaços de poder e tornar o Brasil ainda mais democrático".

Projeto eleitoral do PCdoB

Durante o programa Palavra do Presidente, Renato Rabelo, presidente nacional da sigla, destacou que os números refletem o trabalho de organização do partido, o que abre espaço para amplas expectativas. 

Ele ressalta que o PCdoB poderá eleger 20 deputados federais; aumentar sua representação no Senado Federal e praticamente dobrar presença nas Assembleias Legislativas, com a conquista de cerca de 40 cadeiras. 

Ai falar sobre a posição do Partido, o dirigente nacional reafirmou que todos os candidatos do PCdoB, em disputa nos estados, defederão Dilma Rousseff para a presidência da República. 

E avisou: “O momento agora é de tomar as rédeas do Brasil. As direções do Partido, em todas as suas instâncias, devem se mobilizar e engajar o coletivo militante, os filiados, os apoiadores, os amigos nesta grande jornada pela vitória de nossas candidaturas”.

Renato Rabelo ainda enfatizou que “não podemos perder de vista que a campanha nestas eleições se acirrará cada vez mais. As forças políticas conservadoras internas e externas, vinculadas ao capital financeiro farão de tudo para interromper o processo de mudança em curso. Tudo vêm fazendo e tudo farão para barrar um quarto mandato presidencial das forças democráticas, populares e progressistas. Por isso, lutar pela reeleição da presidenta Dilma e a vitória dos candidatos do PCdoB é fundamental".