“Precisamos de uma urgente Reforma Política no Brasil”, afirma Bobato

O Portal Vermelho inicia uma série de entrevistas com os principais candidatos comunistas nas eleições deste ano, no quadro intitulado "Eleições PCdoB 2014". Nesta quarta-feira (23), recebemos na redação a visita do vereador do município de Foz do Iguaçu (PR) e candidato a deputado federal, Nilton Bobato.

Laís Gouveia, da redação do Portal Vermelho

Nilton Bobato

Bobato iniciou sua militância aos 17 anos através do movimento de juventude e conheceu outra realidade do Brasil. Ele afirma que o governo Dilma aprofundou as transformações sociais iniciadas por Lula em 2002. “Grandes passos foram dados no sentido da distribuição de renda e combate à miséria. Na educação, medidas como o ProUni, ReUni a constituição do Fundeb foram fundamentais para a democratização ao acesso, somadas aos 10% do PIB para área, que representa um montante maior para o financiamento. Na área da saúde, o programa 'Mais Médicos' fez com que populações antes abandonadas tenham acesso à saúde. São com tais atitudes que vamos construir o país que nós precisamos”.

Aprofundar nas mudanças é fundamental

O dirigente afirma que as Reformas Estruturais que o PCdoB defende em seu programa são a força motriz para a profundar as mudanças no Brasil. “Precisamos fazer uma reforma tributária, da mídia e uma reforma urbana, mas com absoluta certeza a prioridade é uma urgente Reforma Política, que amplie nossa democracia e que mude esse sistema eleitoral draconiano vigente. Esta é a peça chave para a efetivação das outras reformas necessárias”.

Política entreguista

Quando o assunto é a conjuntura do estado do Paraná, Bobato é enfático em dizer que a atual administração do governo do estado, comandado por Beto Richa (PSDB), fez a pior gestão de toda a história paranaense. “O atual governo conseguiu quebrar com todas as finanças. Hoje, ele depende de empréstimo para fazer o custeio da sua própria máquina, consequência de um modelo privatista e entreguista”.

Novas perspectivas

Para mudar a situação caótica que se encontra o Paraná, foi lançada a coligação “Paraná Sempre em Frente", onde o PCdoB apoia a candidatura da ex-chefe da casa civil, Gleisi Hoffmann (PT). “Esse grupo representa o espirito de renovação e futuro para a região”, afirma.

Como candidato a deputado federal, Bobato diz que o seu compromisso, caso eleito, é defender as reformas estruturais apontadas pelo Partido no Congresso Nacional. Outra questão que para ele é tão importante quanto, é defender e dar voz a região de Foz do Iguaçu, um local de fronteira, onde várias etnias e culturas vivem de forma pacífica. “É o coração do Mercosul e da América Latina, mas infelizmente não possui expressão no parlamento.”

Outras bandeiras que são defendidas em sua plataforma, são as políticas publicas para área da cultura e a luta pela saúde pública, pesando seus modelos de gestão para elevar a qualidade no atendimento ao povo. A construção de um modelo de desenvolvimento sustentável nas cidades, pensando na questão ambiental e na mobilidade urbana.

O povo e a ética

Para o candidato, a ética é fundamental para eleição “Não vamos ficar aqui fazendo esqueminhas políticos escusos. O foco precisa ser a participação popular efetiva na campanha e no mandato”, conclui.