Lula defende investigação sobre recursos para aeroporto em Minas

O ex-presidente Lula defendeu, nesta terça-feira (22), que seja investigada a denúncia de que o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, construiu um aeroporto em propriedade que pertenceu ao seu tio, na cidade mineira de Cláudio. A estrutura foi construída durante seu segundo mandato como governador de Minas Gerais e teve investimento de quase R$ 14 milhões do estado.

"Eu não comento denúncia porque denúncia tem que ter um processo de investigação para saber se tem procedência ou não", declarou Lula na Praia Grande, litoral paulista, onde participou nesta terça-feira (22) do 8º Congresso da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores da Indústrias Químicas e Farmacêuticas do estado de São Paulo).

"A denúncia foi feita e deve ser investigada para saber se tem procedência", acrescentou.

Ação contra Aécio

O comitê da campanha da presidenta Dilma Rousseff decidiu nesta segunda-feira (21) que entrará com uma ação por improbidade administrativa contra Aécio no Ministério Público de Minas Gerais. De acordo com a coordenação jurídica da campanha, a representação seria formulada e apresentada ao órgão nesta terça-feira. Para o presidente do PT, Rui Falcão, o tucano "usou o governo de Minas como extensão de suas propriedades".

A Anac (Agência Nacional de Aviação) informou que irá investigar se houve uso irregular do aeródromo construído em Cláudio, uma vez que a área não tinha ainda, de acordo com a agência, autorização para realizar pousos e decolagens. A Anac deu dez dias para que o governo de Minas e a prefeitura se pronunciem. Em nota, o PSDB apontou perseguição do órgão regulador.

Avanços e conquistas

Para uma público de mais de 400 sindicalistas, Lula disse ter a consciência de tudo que foi feito e de tudo que ainda precisa ser feito no Brasil.

"Nós temos que contar aos jovens o que aconteceu neste país, ainda que seja para eles reivindicarem ainda mais", destacou o ex-presidente. Com o tema "Os avanços e conquistas sociais e os novos desafios", Lula destacou ainda que "é muito fácil controlar a inflação demitindo trabalhadores e arrochando salários", mas que o compromisso do governo nos últimos 12 anos tem sido manter a inflação dentro da meta melhorando a vida do trabalhador.

Serginho, presidente da Fequimar agradeceu a presença do ex-presidente e ressaltou que a categoria teve muitas conquistas nos últimos anos, como 20% de aumento real e a carga horária de 40 horas semanais para os farmacêuticos.

Com informações da Brasil 247 e Instituto Lula