Governo se prontificará para reconstrução e recomposição em Uruguaiana

Após sobrevoo às áreas atingidas do municípios de Uruguaiana (RS), em reunião de coordenação sobre as enchentes na região, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o governo federal se prontificará para todas as medidas na reconstrução e recomposição das condições nas cidades atingidas.

Dilma - Stuckert Filho/PR.

Na reunião, Dilma explicou como funciona a assistência do governo federal em casos de enfrentamento a desastres naturais. Eles estão divididos em quatro eixos: resgate/acolhimento das vítimas; recuperação do serviços essenciais interrompidos (saúde, desobstrução de ruas); reconstrução e prevenção. A presidenta frisou os últimos dois estágios, uma vez que se trata do status atual em Uruguaiana, mas afirmou que em todos os estágios é fundamental a participação de estados, municípios e governo federal, trabalhando juntos no processo.

Leia também:
Reunião entre municípios e governo visa solucionar enchentes

“A reconstrução é para as condições que foram comprometidas pelo desastre natural, seja enchente, seja desbarrancamento, seja qualquer forma que altere as condições de vida numa região. Prevenir é uma ação que pode estar muito ligada, porque você pode reconstruir diminuindo as condições de risco. Principalmente no que se refere aos zoneamentos urbanos que permitem que as pessoas fiquem na beira de rios, na beira de córregos, enfim, em situações de risco também de desmoronamento e de desbarrancamento.”

Fonte: Blog do Planalto