Filmes brasileiros inéditos no 9º Festival de Cinema Latino-Americano

O Festival de Cinema Latino-Americano de SP divulga a programação de sua 9ª edição, que acontece de 24 a 30 de julho, em nove salas. No total, são 114 filmes, representando 16 países da América Latina e do Caribe, tudo com entrada gratuita.

Na programação, obras exibidas nos principais festivais como: Cannes (o argentino “Refugiado”, de Diego Lerman), Sundance (“O Chaveiro”, de Natalia Smirnoff, Argentina), Veneza (o chileno “As Irmãs Quispe”, de Sebastian Sepúlveda), Locarno (“Os Insólitos Peixes-Gato”, da mexicana Claudia Sainte-Luce) e Roterdã (o cubano “Hotel Nueva Isla”, de Irene Gutierrez e Javier Labrador, e “Réimon”, do argentino Rodrigo Moreno).

"Mão na Luva"

Entre os filmes inéditos programados estão o cubano “Vende-se”, de Jorge Perugorría, o mexicano “Rezeta”, de Fernando Frías de la Parra, o chileno “Matar a Um Homem”, de Alejandro Fernández Almendra, o uruguaio “O Militante” de Manolo Nieto, o paraguaio “A Leitura de Justino”, de Arnaldo André, o equatoriano “A Morte de Jaime Roldós”, de Manolo Sarmiento e Lisandra I, o boliviano “Conto Sem Fadas”, de Sergio Briones, o peruano “Planta Madre”, de Gianfranco Quattrini, e o colombiano “Terra Sobre a Língua”, de Rubén Mendonza.

"Hamlet"

Várias pré-estreias de novos longas-metragens brasileiros estão na programação – entre eles, “Anna K”, de José Roberto Aguilar; “Amparo”, de Ricardo Pinto e Silva, “Corte Seco”, de Renato Tapajós; e “Hamlet”, de Cristiano Burlan. Outros títulos nacionais ganham sua primeira projeção pública em São Paulo, como “Periscópio”, de Kiko Goifman, e “Mão na Luva”, de Roberto Bomtempo e José Joffily.

"Corte Seco"

Também estão previstos filmes documentais sobre os brasileiros Cartola, Elza Soares, Tom Zé e Itamar Assumpção. Dedicado a produções dos primórdios da cinematografia da região, o ciclo O Cinema Mudo Latino-Americano apresenta oito títulos realizados entre as décadas de 1910 e 1930 na Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, México e Peru. O Brasil está representado por títulos assinados por dois mestres pioneiros: José Medina (Fragmentos da Vida”, de 1929) e Humberto Mauro (Ganga Bruta”, de 1933).

Outros quadros

O Festival promove homenagens, acompanhadas de retrospectivas de filmes, ao cineasta e produtor Pablo Trapero, à atriz e produtora Martina Gusmán – ambos argentinos e de carreiras premiadas internacionalmente –, ao cineasta Silvio Tendler, diretor dos documentários de maior bilheteria do cinema brasileiro, e à atriz e produtora Leandra Leal. Todos os homenageados têm presença confirmada no evento.

Uma inédita mostra, intitulada Docs Musicais América Latina, reúne documentários dedicados a importantes artistas da música da América Latina, além de encontros, debates, Mostra de Escolas de Cinema Ciba-Cilect, oficinas, o seminário Nuevas Ventanas (que discute as novas possibilidades de circulação dos filmes na era digital e conectada), debates e encontros. Estão previstas presenças de 40 convidados, do Brasil e do exterior.

A programação do 9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo apresenta ainda a Mostra de Escolas de Cinema Ciba-Cilect, com curtas e médias-metragens de graduação das mais importantes instituições do gênero. Este ano estão presentes 43 filmes, representando 22 escolas de sete países. Um dos destaques é o brasileiro “O Membro Decaído”, de Lucas Sá, uma premiada experiência no gênero terror produzida pela UFPel – Universidade Federal de Pelotas (RS).

A programação do evento se completa com oficinas, o seminário Nuevas Ventanas (que discute as novas possibilidades de circulação dos filmes na era digital e conectada), debates e encontros. Estão previstas presenças de 40 convidados, do Brasil e do exterior.

O 9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é uma realização da Fundação Memorial da América Latina e da Associação do Audiovisual.

Dados sobre os filmes, a programação completa e outras informações podem ser acessadas no site http://www.festlatinosp.com.br/2014/. A fanpage do evento no Facebook é https://www.facebook.com/FestivalDeCinemaLatinoAmericanoDeSaoPaulo.

Serviço:
9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo
24 a 30 de julho de 2014
Entrada franca

Locais:
Memorial da América Latina / Praça Cívica – Av. Auro S. de Moura Andrade 664 / Portões 2 e 5, Barra Funda
Cineclube Latino-Americano – Av. Auro S. de Moura Andrade 664 / Portão 8, Barra Funda
Cinesesc – Rua Augusta 2075, Cerqueira César
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino
Centro Cultural São Paulo / Sala Paulo Emílio e Sala Lima Barreto – Rua Vergueiro 1000, Paraíso
Cine Olido – Av. São João 473, Centro
Centro Cultural da Juventude – Av. Deputado Emílio Carlos 3641, Vila Nova Cachoeirinha
Centro Cultural Penha – Largo do Rosário 20, Penha

Fonte: ATTi Comunicação e Ideias