Dilma afirma que a China é o maior parceiro comercial do Brasil

Em entrevista concedida à emissora de televisão chinesa CCTV, a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância da parceria entre Brasil e China. Durante a conversa, Dilma falou ainda sobre o Brics, a economia e o povo brasileiro. Confira abaixo os principais pontos.

Hoje, a China é nosso maior parceiro comercial. A China, também, é um grande investidor aqui no Brasil. E o Brasil quer também ter uma presença na China, e hoje temos algumas empresas brasileiras presentes na China.

Nós temos uma excelente relação, no que se refere ao fornecimento de alimentos e de proteína para a China, queremos continuar fornecendo esses produtos. Também fornecemos minério. Consideramos que a maturidade da relação vai conduzir para um aumento da produção do Brasil para a China de manufaturados, e também da China para o Brasil.

Nós temos o maior interesse nessa questão das ferrovias, e eu te explico por quê. Nós sabemos que a China teve uma fase de grande investimento em ferrovias. Então, há um conhecimento nessa área, há uma expertise nessa área, há um know-how nessa área e nós queremos que a China participe conosco.

Cúpula do Brics

Eu acho que o momento mais importante do evento do Brics vai ser a concretização tanto do novo banco de desenvolvimento quanto do acordo contingente de reservas. Agora, é importante para o Brics também afirmar e se posicionar de uma forma clara com essas duas iniciativas porque elas empoderam o Brics e mostram que, de fato, continua sendo um mundo puxado pelo crescimento dos países em desenvolvimento.

Economia

Alguns meses atrás, uma parcela grande da imprensa ocidental falava que os países emergentes não eram mais aqueles que iam ter um papel de destaque no desenvolvimento global. Mostrou-se inverídica essa avaliação.

O mundo passou por uma crise fortíssima a partir de 2008. Os países do Brics só foram ser atingidos quase três a quatro anos depois, mas foram atingidos. Todos nós desaceleramos a nossa taxa de crescimento. (…) O novo banco dos Brics é uma resposta porque implica numa nova fonte de financiamento para aqueles países que acreditam que não é possível só fazer recessão, cortar empregos, acabar com os processos de inclusão social.

Povo Brasileiro

Hoje os brasileiros têm novas demandas, novos anseios, novas preocupações e novos desejos. Por quê? Porque quando você dá um passo além do mínimo para viver, você passa a querer o máximo para desfrutar. O nosso sonho é esse, transformar o Brasil num país em que todos os brasileiros tenham o máximo para desfrutar.

Fonte: Blog do Planalto