Venezuela fornecerá combustível aos pobres de Londres

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que seu país, quinto produtor mundial de petróleo, fornecerá combustível barato aos pobres da capital britânica.

Como já fez com algumas zonas pobres dos Estados Unidos, Chávez afirmou que deu instruções para que duas refinarias britânicas com participação da empresa estatal Petróleo de Venezuela (PDVSA) vendam petróleo mais barato aos mais desfavorecidos de Londres. Em dezembro passado, a Venezuela fez a primeira entrega de petróleo a preço mais baixo para famílias pobres dos Estados Unidos começou pelo Bronx, reduto hispânico e bairro mais pobre de Nova York.

 

 

A corporação Citgo – subsidiária nos Estados Unidos da PDVSA – se comprometera a vender no Bronx até 30.200 metros cúbicos de combustível até o último dia 1º de abril. No último dia de sua visita privada de dois dias ao Reino Unido, o chefe de Estado da República Bolivariana disse que uma das refinarias se encontra no norte do país e a outra no sul, mas não forneceu mais detalhes. "Vamos fazer algumas estimativas e ver aonde podemos chegar nestas duas refinarias com nossas ações (as da PDVSA)", afirmou o presidente venezuelano.

 

Chávez foi recebido pelo prefeito progressista de Londres, Ken Livingstone. "Com a ajuda da Prefeitura de Londres e das comunidades pobres, poderíamos começar a fazer algumas doações e vender com descontos no próximo inverno", explicou o presidente. Por sua parte, Livingstone disse que a proposta de Chávez é "bem-vinda" e defendeu uma cooperação entre Londres e Venezuela em todos os níveis que permita a ambas partes "aprender, compartilhar e intercambiar".

 

 

Com agências