China prioriza proteção ambiental em cooperação com outros países

O primeiro-ministro chinês Li Keqiang disse na sexta-feira (11) que a China determinou a proteção ecológica e ambiental como uma área chave na abertura ao mundo exterior. Li fez o comentário em uma mensagem enviada à Conferência Anual 2014 do Fórum Ecológico Global inaugurada no mesmo dia em Guiyang, capital da Província de Guizhou.

China - Xinhua

Li Keqiang disse que a China continuará fortalecendo a cooperação ambiental com todos outros países e organizações internacionais apressando a implementação do pacto ambiental internacional e lidando juntamente com a mudança do clima.

O premiê garantiu que a China tem dado maior prioridade ao desenvolvimento de uma civilização ecologicamente sustentável em seu processo de modernização. "O país segue por um caminho de proteção ao desenvolvimento e melhorou o sistema regulatório de proteção ambiental," disse Li, já que a China realizou grandes esforços para controlar a poluição do ar, da água e do solo, e promoveu mudanças energéticas e na produção e consumo de recursos.

"A China continuará lançando grandes projetos ecológicos a fim de oferecer um ambiente saudável à população," segundo Li. Para o premiê, o fórum agregará um consenso em desenvolvimento inteligente com a ecologia e explorará novas fronteiras para crescimento sustentável no mundo.

Cerca de mil pessoas participam doevento. O vice-presidente chinês Li Yuanchao fez um discurso na cerimônia de abertura.

O presidente etíope Mulatu Teshome, premiê maltês Joseph Muscat, presidente do Conselho de Estados da Assembleia Federal da Suíça, Hannes Germann, chefe do Gabinete Presidencial da Rússia, Sergei Ivanov, vice-premiê do Vanuatu Ham Lini, também fizeram discursos na abertura.

Fonte: Rádio China Internacional