Artesanato brasileiro mostra diversidade do país nas cidades-sede

O projeto Artesanato nos Jogos 2014 – Vitrines Culturais entra na sua última semana e tem atraído um público de centenas de visitantes nas sete cidades-sede onde foram montados os espaços de exposição e comercialização das mais variadas peças do artesanato nacional.

Vitrines culturais nas cidades-sede - Reprodução

Brasileiros e estrangeiros de diversas nacionalidades se encontram nas Vitrines Culturais de Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. O projeto vai até 13 de julho, data da final da Copa, e conta com mais de 200 tipos de peças artesanais de alta qualidade oriundas de 22 estados brasileiros.

Segundo a ministra da Cultura, Marta Suplicy, a variedade das obras expõe um panorama "da rica e diversificada produção do país".

O edital do Artesanato nos Jogos 2014 bateu recorde de inscrições para este segmento. Foram 1.200 projetos apresentados. A seleção foi ampla e democrática e os candidatos puderam se inscrever pela internet e via Correios. Esse mecanismo facilitou as inscrições para artesãos de diversas partes do país. Da região Amazônica ao interior de Santa Catarina. Ao final, mais de 90 artesãos e associações tiveram suas peças aprovadas.

"O projeto Artesanato nos jogos 2014 – Vitrines Culturais apresenta para o país e para o mundo a excelência do artesanato brasileiro revelando a riqueza da diversidade cultural e contribuindo para a geração de renda de centenas de artesãos do Brasil", explica o secretário da Economia Criativa do MinC, Marcos André Carvalho.

A seleção alcançou diretamente os artesãos e grupos de artesãos e o dinheiro da venda será revertido integralmente aos autores das peças, que definiram os preços. A medida visa estimular ainda mais a sustentabilidade econômica de uma atividade crucial para a manutenção e desenvolvimento da cultura nacional.

O projeto Vitrines Culturais é coordenado pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

Fonte: Ministério da Cultura