Duelos continentais marcam o início das quartas de final

As quartas de final da Copa do Mundo começam nesta sexta-feira (4) com dois duelos entre rivais continentais. O Brasil enfrenta a Colômbia às 17h, horário de Brasília, em Fortaleza. Às 13h, no Rio de Janeiro, Alemanha e França disputam uma vaga na fase seguinte. Serão nove títulos mundiais em campo ao longo do dia. Independentemente do que acontecer, é certo que pelo menos um campeão mundial se despede da Copa nesta sexta-feira.

Bola na rede - Reprodução

Depois de uma partida de oitavas de final que quase deixou o país à beira de um colapso nervoso, o Brasil precisará corrigir algumas falhas para o jogo com a Colômbia. Com a saída de Luiz Gustavo, suspenso em virtude do segundo cartão amarelo recebido no torneio, o volante Paulinho volta ao time e reassume a vaga perdida no jogo contra o Chile. Fernandinho, que ganhou a vaga na última partida, fará o papel de Luiz Gustavo como primeiro volante.

Com isso, o time pode ganhar mais poder ofensivo, já que Paulinho sobe melhor ao ataque do que seu companheiro suspenso. A preocupação é se Fernandinho terá desempenho semelhante ao de Luiz Gustavo, que tem se destacado pela boa proteção da defesa. Parar os habilidosos James Rodrígues e Cuadrado, da Colômbia, é fundamental para garantir a rede brasileira intacta.

A Colômbia foi o time mais regular do torneio até agora, a única seleção que ainda não deu qualquer susto em seus torcedores e tem enchido os olhos do público mais do que se poderia imaginar. Após uma primeira fase irrepreensível, eliminou o Uruguai com facilidade. Mesmo sem o atacante Suárez, suspenso pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) após morder um jogador adversário durante a partida contra a Itália, esperava-se mais de um Uruguai que pouco ameaçou o gol de Ospina.

Apesar de ter menos tradição que o Brasil, a história recente mostra equilíbrio entre as duas seleções. Nos últimos quatro confrontos, foram quatro empates. A Colômbia já tem a melhor participação de sua história em copas, e seu desempenho no Brasil se notabiliza ainda mais por estar fora de copas há 16 anos. A última participação foi em 1998, na França, quando caiu na primeira fase.

Alemães e franceses farão a primeira partida desta fase da Copa, no Maracanã. As atuações dos dois times, no entanto, têm sido irregulares. Após boas exibições na fase de grupos, as partidas de ambos nas oitavas de final não convenceram plenamente as torcidas. Enquanto os franceses foram dominados pela Nigéria durante quase todo o primeiro tempo, antes de vencer o jogo no final da segunda etapa, a Alemanha sofreu com os contra-ataques da Argélia durante todo o tempo normal, e só conseguiu marcar os gols da vitória na prorrogação.

Alemanha e França será o único jogo das quartas de final envolvendo dois campeões mundiais. O jogo de hoje marcará o quarto encontro entre os dois países em uma Copa. A primeira vez foi na disputa do terceiro lugar na Copa de 1958, na Suécia, com vitória dos franceses.

A Alemanha daria o troco em 1982. O jogo valeu pelas semifinais, e foi a primeira vez em copas que um jogo foi definido em cobranças de pênaltis. No terceiro encontro, a Alemanha voltaria a vencer, nas semifinais da Copa de 1986. Curiosamente, toda as vezes que a Alemanha venceu os franceses, terminou como vice-campeã do Mundial.

Os vencedores dos jogos de hoje vão se enfrentar nas semifinais, garantindo a partida de número 220 entre seleções dos dois continentes. Os sul-americanos levam vantagem, tendo vencido 91 jogos e perdido 79. Foram 49 empates, sendo sete deles desempatados nos pênaltis, com cinco vitórias sul-americanas e duas europeias.

Fonte: Portal da Copa