Bernardo nega falta de verba e questiona gestão de SP

O governo federal nega a hipótese de que a falta de recursos seja a responsável pela onda de violência no Estado de São Paulo.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, rechaçou a avaliação de falta de verbas, ao afirmar que as transferências aumentaram 23% no ano passado. Para Bernardo, a gestão pode ter sido a causadora dos problemas de violência no Estado mais rico do Brasil."Nós tivemos um crescimento das transferências para Estados e Municípios de 23% acima da inflação no ano passado", disse o ministro após cerimônia de posse do novo presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).
Por mais de uma vez, o ministro negou a falta de recursos ao ressaltar que a verba para Estados e Municípios aumentou 23% em 2005.Bernardo aproveitou ainda para questionar o uso dos recursos. "Então eu não sei. Acho que a questão da gestão da segurança tem de discutir lá (em São Paulo). Ver quais as ações que foram tomadas pelo Estado", respondeu.
O ministro do Planejamento aproveitou para reforçar que o governo federal mantém a oferta de envio de tropas para ajudar a polícia paulista. "Da parte do governo federal, nós já temos a oferta autorizada pelo presidente da República de enviar tropas, sejam de segurança nacional, tropas federais das Forças Armadas. Nós colocamos à disposição para ajudar", disse. "Acho que o governo federal tem a obrigação de oferecer ajuda como está sendo oferecido. É evidente que o Estado precisa aceitar, precisa querer", completou.

Com agências